A tecnologia é, sem dúvidas, o caminho mais integrador entre o cidadão e o poder público, independente de quaisquer que seja a região do país ou do mundo. Esta abordagem esteve entre os principais tópicos debatidos no I Fórum de Cidades Digitais do Sul de Santa Catarina, discutido na manhã desta quinta-feira (1º), na Udesc, em Laguna. Cases de sucesso de várias prefeituras da Espanha foram apresentados pelo professor dr. Tiago Savi Mondo, do Ifsc. Sete prefeitos da região, um vice e secretários participaram. O foco foi estimular investimentos em tecnologia no aprimoramento dos serviços públicos e Associações de Municípios. Mais fóruns já estão em planejamento pela Rede Cidade Digital (RCD), que organizou este primeiro evento e tem vasta experiência no Paraná, por exemplo.
Os impactos positivos das tecnologias da informação e comunicação nos serviços públicos foram os alicerces da pauta em Laguna. Para o presidente da Associação de Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e prefeito de Jacinto Machado, Antonio João de Fáveri, o tema é fundamental para o desenvolvimento das cidades. “Não tem como escapar, a tecnologia está presente em nosso dia a dia e todos precisam se adequar”, resume. O chefe do executivo de Araranguá, Sandro Maciel, informa que a sua prefeitura já encaminhou alguns projetos da área para o governo federal. “Sabemos desta necessidade de nos atualizar neste campo tecnológico, por isso já buscamos apoio das esferas superiores”, declara Maciel.
Títulos de prefeitos inovadores foram entregues para aqueles gestores que já aplicaram e estão em busca de ações voltadas ao tema digital. Laguna, por exemplo, que também recebeu o prêmio, tem alguns programas aplicados na gestão do prefeito Everaldo dos Santos, como a digitalização dos documentos arquivados; a nota fiscal eletrônica e livro eletrônico; o Diário Oficial dos Municípios (DOM); a inclusão do Procon Municipal no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec); o protocolo eletrônico (em implantação); a informatização das secretarias da Saúde e da Assistência Social; internet nas escolas; e o sistema integrado do monitoramento de vias, logradouros, prédios públicos, internamente e externamente, acompanhados em tempo real em uma só central (em implantação).
Entre as iniciativas de sucesso em âmbito municipal está o exemplo de Campo Bom (RS), reconhecida mundialmente pelos investimentos em projetos educacionais. O uso da tecnologia no turismo e o modelo de cidade digital implantado em Sombrio foi externado aos participantes do fórum e fez muito sucesso.
Colaboração: Rafael Andrade