Apesar do policiamento reforçado em praticamente todas as cidades, onda de violência toma conta de Santa Catarina, inclusive na região sul
Santa Catarina enfrenta uma onda de ataques criminosos desde o início desta semana. Até o momento, foram registrados 17 atentados a transportes coletivos e em oito automóveis, entre eles viaturas policiais.
Segundo os relatórios da Polícia Militar, foram dois ataques na segunda-feira, sete na terça-feira, oito na véspera do feriado e mais três ontem. Os ataques fizeram a secretaria estadual de segurança pública emitir alertas e ordenar o reforço no efetivo da PM em todas as regiões do estado.
O primeiro ataque ocorreu na capital, na segunda-feira. De lá para cá, São José, Palhoça,Tijucas, Gaspar, Navegantes, Itajaí, Blumenau, Criciúma, Itapema e Balneário Camboriú registraram algum tipo de atentado até ontem. Além de veículos incendiados, prédios da Polícia Militar e presídios foram alvejados por criminosos.
Em Florianópolis os ônibus do transporte público chegaram a ser recolhidos para as garagens, e em determinados momentos o funcionamento foi realizado com escoltas policiais. Apesar disso, mais três coletivos foram incendiados. Até o momento, a investigação das forças policiais resultou em 58 pessoas detidas, Deste total, 30 continuam presas.
Em Criciúma, o efetivo da PM foi aumentado em 30 homens. Em Tubarão também houve reforço nas ruas, conforme o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Ângelo Bertoncini. “Além de operações em barreiras, aumentamos o policiamento ostensivo nos bairros. Temos mais áreas cobertas com viaturas”, destaca o comandante.
Primeira morte registrada
Durante um dos ataques registrados ontem, em Itapema, no Vale do Itajaí, um suspeito foi morto após uma troca de tiros com policiais. Dois homens quebraram o vidro de um carro, jogaram gasolina e atearam fogo. Com a chegada da polícia, eles empreenderam fuga e um deles foi alvejado. A ocorrência foi registrada por volta das 16 horas. O bandido ferido chegou a ser socorrido com vida, mas morreu logo após dar entrada no Hospital Santo Antônio. O outro rapaz conseguiu fugir.
Carro de reportagem é alvejado
Na manhã de terça-feira, uma equipe de reportagem da TV Litoral Sul, de Criciúma, levou um susto enquanto produzia o material para divulgar os estragos causados pela noite violenta na cidade. Eles estavam parados próximos a uma guarnição da PM, quando dois homens em uma moto aproximaram-se e efetuaram disparos. A polícia perseguiu os suspeitos, que abandonaram a moto e acabaram escapando a pé. Ninguém ficou ferido.
Notisul