Iniciar o mês de outubro é comemorar o dia do vereador, aquele que exerce função fiscalizadora no município e conhece de perto a realidade e os anseios da sociedade.
Muito se pergunta por ai no dia a dia, nas conversas de rua, dos botequins, nas associações e entidades constituídas: para que serve um vereador? A redemocratização do país ampliou a liberdade de expressão, fez crescer o questionamento em torno das várias instituições e órgãos públicos. No entanto, nenhuma delas tem sido tão crivada pela opinião pública quanto o Legislativo em todos os seus níveis, tanto municipal, estadual e federal.
A rotina de trabalho de um vereador envolve inúmeras atividades. Além de participar das sessões ordinárias para deliberação de assuntos da cidade, o vereador participa de comissões existentes na Câmara que analisam projetos e matérias que necessitam da apreciação do Poder Legislativo. No exercício da função, o vereador acompanha diariamente as ações praticadas pelo Executivo Municipal, fiscalizando obras e atividades deste poder. Também é papel do vereador apresentar leis que venham beneficiar a população. Em tese o vereador é o representante legitimo do povo na defesa de seus interesses.
Em Lauro Müller a Câmara Municipal de Vereadores é presidida atualmente pela vereadora Ema Hofmann Benedet. Sobre o papel do vereador, ela afirma: “Desempenhar bem esse papel é estar disponível a ouvir os reclames do povo para buscar as melhores e mais viáveis soluções aos problemas do município; é dedicar o seu mandato à melhoria de vida da população”.
Origem do Dia do Vereador
O Dia do Vereador foi instituído através da Lei Federal nº 7.212, de 11 de Julho de 1984.
O Decreto de Lei definiu o dia 1º de Outubro como Dia do Vereador, porque foi nesta data que o ex-imperador do Brasil D. Pedro I oficializou as normas que definem o cargo de vereador.