A redução orçamentária da União e o aumento no prazo de finalização de obras nas principais rodovias federais em Santa Catarina formam um cenário bem diferente do previsto anteriormente pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit). A conclusão do trecho sul da BR-101, programada para 2008 – já com sete anos de atraso – ficaria para 2019, conforme a nova projeção prevista no Plano Plurianual (PPA) do governo federal que orienta as ações pelos próximos quatro anos no país.
Com isso, novamente os moradores e turistas do sul tendem a enfrentar mais um verão de filas. Com a previsão de término das obras complementares e a nova ponte sobre o Rio Tubarão para dezembro, muitos duvidam que este ano algo seja finalizado, quiçá no primeiro semestre de 2016.
Após 73 dias da liberação de uma das pistas do túnel do Morro do Formigão, em Tubarão, as obras de acesso para a ligação duplicada do emboque norte e sul à BR-101 praticamente não mudaram. Para a liberação completa do túnel é necessária a conclusão das obras complementares que tiveram início em janeiro deste ano, orçada em R$ R$ 36,5 milhões.
Conforme os representantes do Dnit os primeiros meses do contrato foram para a elaboração do projeto básico de todas as obras contempladas. Após a aceitação dos projetos básicos foi dada autorização para a elaboração dos projetos executivos. Já a liberação ambiental é dividida em duas frentes: as obras remanescentes já estão cobertas pela licença de duplicação dos lotes 25 e 26 e as que são novas – complementares – aguardam licenciamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).
Obras complementares
O lote de obras complementares compreende 5.875 metros de novas vias laterais em seis trechos. Estão previstas: entre os quilômetros 300 e 329,9, uma nova ponte e o alargamento e reforço da antiga ponte do sentido norte, no Rio Capivari; restauração de 1.080 metros da atual pista no Morro do Formigão; construção de 3.080 metros de passeios públicos (calçadas) nas vias laterais do bairro São Cristóvão; quatro passarelas e uma passagem inferior para veículos no acesso aos bairros Sertão dos Corrêa e Vila Cruzeiro, no Km 338,9, em Tubarão.
Autoridades buscam respostas
Para solicitar agilidade na construção das quatro passarelas de pedestres e a conclusão do alargamento de duas marginais entre Tubarão e Capivari de Baixo, uma audiência foi realizada na sede do Dnit, em Brasília. Participaram o deputado federal Edinho Bez, o vereador de Edson Firmino, o secretário de governo, Matheus Madeira e o diretor-geral do Dnit, Valter Casemiro.
O vereador preparou um material de apresentação que mostrou a importância da marginal, tanto para a segurança dos motoristas quanto para o tráfego, especialmente depois que a rodovia Ivane Fretta Moreira for concluída. Conforme Matheus, o diretor do Dnit se comprometeu a conversar com a superintendência do Dnit em Santa Catarina para buscar formas de viabilizar as obras. “Ele falou da dificuldade de orçamento para iniciar novas obras, mas pontuou que as marginais e passarelas – que estavam previstas nas obras complementares, estão até licitadas e se comprometeu a verificar. A prioridade é finalizar as obras atuais. Essas outras provavelmente ficarão para a empresa que ganhar a concessão da rodovia. Só que a concessão será feita somente quando a obra principal for concluída, ou seja, quando a ponte estiver pronta”, frisou Matheus.
A finalização do túnel do Morro do Formigão e da Ponte Cavalcanti também foram debatidas e o diretor enfatizou que as obras estão no cronograma para serem finalizadas em dezembro.
Pontes em Capivari de Baixo
Os moradores de Capivari de Baixo aguardam algumas obras complementares que fazem parte da duplicação da BR-101. Entre elas estão três pontes que fazem parte do pacote de trabalhos no local – uma delas já finalizada. Para as outras duas, uma que será construída e outra que será adequada, não há previsão. Conforme os representantes do Dnit, as pontes fazem parte do pacote de obras complementares da duplicação, mas não possuem previsão para serem iniciadas porque a prioridade do órgão são as obras que ficam no traçado da duplicação.
Preparem-se para as filas
Enquanto nada é resolvido os moradores e turistas devem-se preparar para os congestionamentos. O primeiro feriado prolongado após a inauguração da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, – do Dia da Independência – serviu como um termômetro para os próximos que virão, especialmente para a temporada de verão. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram três dias sem congestionamentos naquela região. Se por um lado, a expectativa é de que as longas filas que se formavam entre Tubarão e Laguna, com maior frequência no sentido norte, tenham chegado ao fim, as atenções agora estão voltadas para o trecho do Túnel do Morro do Formigão, na Cidade Azul, onde a situação agravou-se. No último dia 7, por volta das 19 horas, havia uma fila de quase 15 quilômetros no sentido sul, entre Capivari de Baixo e o túnel, onde o trânsito parava e há um trecho em pista simples. O tráfego fluiu lentamente desde cedo neste percurso e aumentou durante o dia. Até dezembro há dois feriados prolongados: 12 de outubro e 2 de novembro.
Com informações do Jornal Notisul