Clima

Rajadas de vento chegaram a 128 km/h na Serra

Foto: Otto Rolf/Divulgação/G1 SC

Foto: Otto Rolf/Divulgação/G1 SC

A Defesa Civil de Santa Catarina informou que o alerta de altos níveis de chuva, possibilidade de granizo e fortes ventos está mantido até o final de semana. Nesta quinta-feira (17), a Epagri/Ciram informou que as rajadas de vento chegaram a 128 km/h no Morro da Igreja, em Bom Jardim de Serra, na manhã de quarta (16).

Segundo o major Fabiano Souza, diretor de Prevenção do órgão, as regiões mais afetadas devem ser o Sul, onde choveu forte na manhã desta quinta, e Serra, com cidades que registraram granizo nas primeiras horas da manhã. Mas todas as áreas do estado devem ser afetadas pela frente fria.

Entre a tarde de quarta e a manhã desta quinta, várias cidades, em todas as regiões do estado, tiveram ocorrência de granizo. Não havia registro de danos ou prejuízos maiores nas cidades com registro de chuva e granizo, até a manhã desta quinta.

Aulas canceladas

Em Timbé do Sul, a Defesa Civil informou que o município suspendeu as aulas em escolas da rede municipal e estadual nesta quinta-feira por prevenção. Nesta manhã chove forte na cidade, mas até as 10h30 havia apenas pequenos registros de alagamentos.

Volume de chuva

Até as 5h desta quinta, algumas cidades do Sul catarinense haviam registrado metade do volume de chuva previsto para o mês inteiro na região. Souza afirma que a média de precipitação em setembro é entre 150 e 200 mm no Sul.

Segundo a Epagri/Ciram, em 18 horas,Meleiro, no Sul, foi a cidade com o maior volume registrado, 91 mm.

"Até amanhã [sexta] há possibilidade de chuva mais significativa, deve perdurar com mais intensidade. Sábado (19) ainda tem ocorrência de chuva, com menor intensidade", diz o diretor de Prevenção da Defesa Civil. Sul e a Serra devem ser as regiões com maior precipitação, vento e ocorrência de granizo, mas todas as regiões devem ser afetadas.

De acordo com Souza, os moradores de regiões de áreas de risco devem prestar atenção aos sinais e acionar a Defesa Civil quando houver indícios de problemas.

Com informações do site G1 SC