O Museu Casa do Agente Ferroviário Anselmo Cargnin receberá a partir do dia 21 de setembro a exposição fotográfica "Nós existimos e resistimos", do fotógrafo Gilmar Bonifacio. A ação faz parte do evento Primavera dos Museus que este ano terá como tema os museus e as memórias indígenas.
Ao todo, 16 painéis serão expostos com imagens da aldeia Guarani Marãgatu, localizada na cidade de Imaruí, fotografadas em abril de 2002. "Cada pessoa tem que respeitar o jeito que nós somos”, coloca a índia, Wera Tupã. “Essa frase traduz o ideal de relacionamento entre as várias culturas que habitam o planeta." lembra o fotógrafo Gilmar Bonifácio, que realizou o registro em imagens dos rituais religiosos com canto e dança e o convívio com os animais, a relação com a água, além da produção de artesanato.
De acordo com o presidente da Fundação Cultural de Içara, Daniel Loch, a exposição visa fomentar a visita ao museu que se localiza da praça do imigrante, próximos a linha férrea. “Que o museu seja como definiram os Ticuna, um lugar para guardar nosso futuro, para colorir o pensamento, para segurar as coisas do mundo”, finaliza.