A equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Epagri, autoridades, conselheiros e líderes comunitários estiveram reunidos nessa terça-feira (15), para debater assuntos relacionados à pasta. Entre eles, a eleição para nova Presidência do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – CMDR, o planejamento orçamentário para agricultura do município para o próximo ano e o funcionamento do cronograma dos maquinários da Secretaria.
Na oportunidade, houve ainda a entrega do Larvicida Biológico – BTI para as comunidades do município e orientações sobre a aplicação. O BTI é utilizado no controle de larvas do mosquito borrachudo. Uma data para aplicação do larvicida foi estipulada, já que para a garantia do resultado contra os insetos é necessário que os agricultores apliquem de forma conjunta.
A aplicação acontecerá no dia 26 e a próxima dose está prevista para o dia 10 de outubro. O trabalho realizado pela Secretaria de Agricultura é referência no sul do estado. E o auxílio da comunidade é o que garante resultados como este, pois para a eficácia no controle de pragas a comunidade precisa respeitar os prazos estipulados.
Além da utilização do BTI, o controle das larvas também pode acontecer com a conscientização ambiental, por meio do preservação das matas ciliares em entorno de rios e córregos, controle da pesca predatória, impedimento de lançamento de dejetos nos córregos e limpeza de entulhos e galhadas dentro dos córregos.
Colaboração: Ariel Rodrigues / Comunicação Prefeitura de Orleans