Higiene, reprodução humana e doenças sexualmente transmissíveis – DSTs são os assuntos abordados nesta semana a mais de 1,8 mil alunos das redes municipal e estadual de Urussanga. Os temas são levados às salas de aula pelo Programa Saúde na Escola – PSE, desenvolvido em parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Educação.
“Com as crianças do primeiro ao terceiro ano, estamos abordando a higiene corporal, que envolve desde os cuidados com a saúde bucal até a limpeza adequada dos órgãos genitais”, explica a coordenadora do PSE, Carla Dandolini Gregório. Já com os alunos do quarto ano em diante, a sexualidade e DSTs pautam as palestras. “Nós colocamos nas salas uma caixinha onde os alunos podem depositar perguntas de forma anônima. As palestras são elaboradas a partir das dúvidas mais frequentes”, explica Carla.
Segundo a secretária de Saúde, Mariângela Dal Bó Lapolli, a conscientização das crianças e adolescentes resulta em menos problemas de saúde no futuro. “Os profissionais são muito preparados para abordar os assuntos de forma séria, de modo que eles entendam e se conscientizem”, pontua.
Colaboração: Renan Medeiros / Comunicação Prefeitura de Urussanga
[soliloquy id=”147392″]