No ano passado, o projeto atendeu mais de 500 crianças e adolescentes entre sete e 15 anos de idade.
Pais e alunos lotaram o ginásio Gílio Búrigo, de Cocal do Sul, neste sábado, para participarem da abertura do Projeto de Iniciação Esportiva 2012. O evento foi uma realização do Departamento Municipal de Esportes e entregou mais de 350 fichas de inscrição. Os alunos puderam escolher entre as cinco modalidades oferecidas: futebol, futsal, handebol, voleibol e caratê.
O operador André Luiz Boava fez questão de participar do encontro e inscrever a filha, Ingred de 11 anos, no voleibol. “O projeto ajuda 100% porque estando na prática esportiva, ela não estará na rua e, sim, com a cabeça interativa. Além disso, o projeto ajuda no desenvolvimento na escola. Ingred fica mais dedicada, já que uma das exigências para praticar o esporte é a garantia da média no boletim escolar”, afirma.
A mãe, Janaina Dias de Souza observa que a prática esportiva na vida de Pedro, 9 anos, foi muito mais além. “Depois que ele começou a praticar futsal, a personalidade dele mudou muito. Ele ficou menos agitado, não está mais brigão e se esforça mais em sala de aula”, ressalta.
No ano passado, o projeto atendeu mais de 500 crianças e adolescentes entre sete e 15 anos de idade. De acordo com o diretor do DME, Manoel Geremias a expectativa para esse ano é de que o número de participantes aumente, já que vamos continuar com as inscrições no Ginásio nesta semana. “Nós estamos muito satisfeitos com a participação dos pais. Com certeza esse ano será ainda mais participativo”, afirma.
O projeto tem como exigência dos participantes o rendimento escolar. Para o aluno participar e continuar no projeto todo o semestre ele precisa apresentar nota acima de sete no boletim, caso contrário ficará afastado das atividades. Esta é uma forma de incentivar e mostrar ao estudante que esporte também é sinônimo de responsabilidade.
O projeto existe desde 2008. Ele tem o objetivo de incentivar o esporte e os estudos, dar oportunidades para as crianças e adolescentes, bem como, contribuir para que elas não caiam nas drogas. Os treinos começam a partir desta segunda-feira.
Maria Luiza Da Rolt/Imprensa da Cocal do Sul
[soliloquy id=”1473″]