Após três dias de reuniões no Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 2), em Curitiba, foram definidas as cartas aeronáuticas entre o Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, e o Aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha. Segundo o gerente de navegação da RDL Aeroportos, Pedro Luis Machado, o acordo operacional era necessário pelo fato de Forquilhinha já possuir instrumentos.
“O encontro foi produtivo, militares do Cindacta nos apresentaram as cartas e não houve necessidade de mudanças. Com isso, o acordo operacional entre os aeroportos foi feito para que não haja conflito aéreo”, destaca Pedro.
Em função da reunião e dos novos procedimentos, o Cindacta solicitou um novo voo do Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv). “Esse voo deve ocorrer até amanhã (hoje) porque os militares estão em Porto Alegre e devem passar por Jaguaruna e Forquilhinha”, informa Pedro.
Após o voo do Geiv, os trâmites para a homologação continuam e a expectativa é de que até o fim deste ano ocorra a aprovação por instrumentos em Jaguaruna.
Com informações do Jornal Notisul