Segurança

Operação Veraneio ativa postos guarda-vidas

Cerca de 1,9 mil homens e mulheres atuam na Operação por todo o litoral catarinense

Foto: Liana Fernandes/Arquivo/Clicatribuna

Foto: Liana Fernandes/Arquivo/Clicatribuna

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) intensifica nas próximas semanas o processo de ativação dos postos de guarda-vidas nos principais balneários do Litoral Catarinense. A iniciativa faz parte da Operação Veraneio 2012/2013, iniciada na primeira quinzena de outubro nos locais de maior movimentação de banhistas.

A Operação Veraneio é atualmente a maior operação anual da corporação. Na edição 2012/2013, a mobilização alcançará durante a temporada 32 cidades, totalizando a cobertura de guarda vidas civis e militares em 142 praias e balneários nas diferentes regiões de Santa Catarina.

Ao todo, serão mais de 445 quilômetros de extensão de áreas protegidas para banho, sendo 279 locais de salvamento, 39 viaturas de rondas, 18 embarcações do tipo bote inflável com motor de popa, 25 motonáuticas (jet-ski), 11 quadriciclos e um helicóptero. A operação também conta com 150 viaturas operacionais de prontidão nos quartéis espalhados pelos municípios da faixa litorânea.

Segundo matéria do site Clicatribuna, a Operação Veraneio é divida em pré-temporada, temporada e pós-temporada, totalizando 207 dias entre 6 de outubro e 30 de abril. A temporada, que compreende 90 dias entre primeiro de dezembro e 28 de fevereiro, é a que necessita maior atenção.

Investimentos na Operação

Para esta temporada foram contratados 1,2 mil guarda-vidas civis, que atuarão sob a coordenação de 300 guarda vidas militares em praias e balneários catarinenses. Esse número ainda é reforçado por cerca de 400 bombeiros militares que trabalham nas cidades litorâneas do estado, totalizando 1,9 mil homens e mulheres atuantes na temporada.

Para esta Operação, o CBMSC investiu cerca de R$ 2,5 milhões na aquisição de embarcações, equipamentos, uniformes completos para guarda-vidas civis e militares e material de salvamento aquático. Os recursos foram provenientes das secretarias de Segurança Pública, de Turismo, Cultura e Esporte e da Fazenda. Somados todos os gastos com a Operação Veraneio, o custo será de aproximadamente R$ 13 milhões.