Após anos de incertezas e prorrogações, serão enfim entregues as propostas de preço das empresas interessadas em perfurar o túnel em Tubarão
Hoje é um dia muito importante para o sul do estado. Após anos de incertezas e prorrogações, serão enfim entregues as propostas de preço das empresas interessadas em construir o túnel do Morro do Formigão. A apresentação está marcada para ocorrer à 9h30min, na coordenação geral de cadastro e licitação do Departamento Nacional de Insfraestrutura em Transportes (Dnit), em Brasília.
A sessão havia sido agendada para o último dia 16, mas foi adiada para hoje porque os esclarecimentos previstos no 1º Caderno de Perguntas e Respostas impactam diretamente na formulação das propostas. A obra do túnel está prevista na modalidade Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), que garante maior agilidade no processo licitatório.
Será considerado vencerá a empresa ou consórcio que apresentar o menor preço e atender todos os requisitos previstos. O valor global não foi informado, já que o último orçamento foi feito há alguns anos e está desatualizado.
Até então, falava-se em R$ 57.308.398,33. Apesar de faltar pouco mais de um mês meio para o fim deste ano, os representantes do Dnit ainda têm esperança de que a obra inicie este ano. Mas isso é pouco provável, até porque pode haver contestações das concorrentes da vencedora da licitação.
A concorrência para construção do túnel do Morro do Formigão já foi aberta uma vez, em abril do ano passado, mas foi considerada fracassada porque as duas únicas concorrentes – a Serveng Civilsan e o consórcio Sulcatarinense/Convap – foram inabilitadas. O túnel é o menor em toda a duplicação da BR-101 sul, tem apenas 900 metros.
Pistas complementares
Outra importante etapa para melhorar o fluxo de veículos na BR-101 está agendada para o próximo dia 22. É quando serão apresentadas as propostas das interessadas em executar as obras de duplicação e restauração dos acessos à Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, sobre o canal das Laranjeiras.
O projeto das pistas complementares à ponte prevê uma série de melhorias em relação aos acessos à Cidade Juliana e a Pescaria Brava. A empresa vencedora da licitação construirá viadutos de acesso, ruas laterais e travessias urbanas.
As obras serão realizadas entre a região de Cabeçuda até a comunidade de Bentos, em uma extensão de pouco mais de cinco quilômetros. Os viadutos estão projetados para o acesso principal ao município e para o trecho de acesso à comunidade de Barbacena.
Notisul