Um casal foi resgatado com vida após ficar embaixo dos destroços da casa onde vivia, depois que a estrutura desabou por volta das 2h20 desta terça-feira (8). O homem, de 78 anos, e a mulher, de 61, foram resgatados cerca de 10 metros distante do local onde ficava a residência. Após chuva e vento forte, ela desmoronou, desceu um barranco e só parou ao bater em uma árvore, segundo os bombeiros.
Os dois idosos foram localizados conscientes sob os escombros, no bairro De Carli. Eles foram resgatados e levados para o Hospital Divina Providência e passavam bem na manhã desta terça-feira, conforme o Corpo de Bombeiros. Não havia mais ninguém na casa. Como o acidente aconteceu na madrugada, os socorristas acreditam que eles estivessem dormindo na hora do desabamento.
Interditada em 2013
A casa ficava em um terreno bastante acidentado, na beirada de uma ribanceira, segundo os bombeiros. "Foi interditada em 2013 e demolida pelos próprios filhos. Eles começaram a ganhar aluguel para morar em outro local, mas depois a própria família reconstruiu clandestinamente no mesmo lugar", afirma o coordenador municipal a Defesa Civil, Dinilso Gaio.
Segundo ele, a suspeita é de que a estrutura não tenha suportado o peso da casa, por ter a sustentação inadequada. "Era um casebre, a madeira não tinha condições de suportar", diz Gaio. A Defesa Civil deve fazer uma perícia na área, para tentar entender o que causou o desabamento, e isolar novamente o terreno.
Vento forte e granizo
Várias cidades de SC registraram problemas por causa do vento e granizo entre segunda e terça-feira. Campo Erê, com aproximadamente 10 mil habitantes, teve cerca de 1 mil casas atingidas pelo granizo. Por cerca de 10 minutos, as pedras de gelo quebraram os telhados e trouxeram prejuízos para moradores de praticamente todos os bairros da cidade.
Uma força-tarefa, envolvendo equipes do Corpo de Bombeiros, prefeitura, Defesa Civil e Polícia Militar, auxiliou os atingidos. Cerca de 600 lonas foram entregues no ponto fixo de distribuição, no Quartel dos Bombeiros. Outras foram distribuídas de casa em casa por equipes de apoio.
Também no Oeste, Caçador teve ao menos 50 casas destelhadas por causa de um vendaval que atingiu a cidade por volta das 23h30. De acordo com os dados registrados pela estação meteorológica da Epagri/Ciram, o vento chegou a 82 km/h na cidade. O vendaval trouxe mais prejuízos aos moradores dos bairros Martelo, Santa Catarina e Gioppo.
Vento forte
O Sul e a Serra do estado também registraram vento forte na noite de segunda-feira. As estações meteorológicas da Epagri/Ciram nestas regiões marcaram 105 km/h em Laguna e 91 km/h no Morro da Igreja.
Segundo os meteorologistas, apesar da velocidade alta, o vento forte nestas regiões é mais comum por causa da topografia: litoral e altitude. Os bombeiros das duas regiões informaram que não houve qualquer registro de ocorrência de estragos.
Com informações do site G1 SC