Projeto apresentado pelo prefeito Márcio Búrigo visa financiamento internacional para a realização de obras
O prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, esteve em Brasília na tarde da última quarta-feira (2), com o objetivo de conquistar melhorias para a mobilidade urbana da cidade. A apresentação de projetos feita a representantes do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, visa a aprovação do órgão federal para que o município possa buscar recursos internacionais para a realização de obras.
“Para que busquemos o investimento junto à Fonplata, que é a organização internacional de crédito, antes precisamos da aprovação federal e estadual. E não estamos medindo esforços para que isso aconteça. Fomos a Brasília e acreditamos que vamos receber um respaldo positivo do Ministério. Mas, nesse momento, eles ficaram de analisar o nosso projeto e nos dar uma resposta”, comenta o prefeito.
Se aprovados, serão destinados a Criciúma aproximadamente US$ 34 milhões, via financiamento. “Nós temos o planejamento da cidade de Criciúma para as próximas décadas e essas obras para as quais estamos pleiteando o financiamento serão executadas com foco no desenvolvimento da cidade. A mobilidade urbana da cidade será beneficiada a longo prazo, trazendo, também, muitos benefícios imediatos”, afirma Márcio.
O secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Jader Westrup, também participou da conversa no Distrito Federal. Ele explica que essa conversa com a Fonplata não iniciou agora. “O financiamento via Fonplata é mais um esforço da Administração Municipal de conquistar avanços para Criciúma. A conversa com essa instituição iniciou há alguns meses, mas tudo está sendo feito de forma organizada e com a maior celeridade possível”, declara Westrup.
Saiba mais: A Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata – Fonplata é um órgão que apoia técnica e financeiramente os países membros da Bacia do Prata – Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. O objetivo da instituição é promover a integração entre esses países, viabilizando projetos economicamente.
Colaboração: Bruna Borges / Diretoria Executiva de Comunicação de Criciúma