Geral

População regional aumenta cerca de 2,5%

Os representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgaram ontem as estimativas populacionais residentes nas 5.570 cidades brasileiras. Na abrangência da Associação dos Municípios de Laguna (Amurel) e Orleans, o número populacional foi de 400.714 mil habitantes para 403.008 mil, um acréscimo de 2.224 mil pessoas. O crescimento chegou a 2,46%.

Algumas cidades como Tubarão, Capivari de Baixo, Laguna, Imbituba, Braço do Norte, Gravatal e Jaguaruna tiveram um aumento populacional significativo, enquanto em Pedras Grandes e São Martinho esse número teve redução. Santa Rosa de Lima, por sua vez, teve acréscimo pouco representativo, de apenas seis habitantes. 

Em Santa Catarina, a soma chegou a 6.819. 190 milhões de pessoas. No último censo, a população era de 6.727.148. Entre Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, o estado Barriga Verde foi o que registrou o maior crescimento populacional.

No país, a estimativa é que sejam mais de 204,5 milhões de habitantes. Do ano passado para este, o crescimento foi de 0,83%. O levantamento  é feito pelo IBGE, o qual é baseado em dados dos dois últimos censos demográficos (2000 e 2010). A contagem segue uma tendência matemática e não ocorre a pesquisa de campo.

Os resultados devem ser anunciados todos os anos no fim de agosto. As informações serão utilizadas para o planejamento do governo federal. Um dos usos principais das estimativas é embasar a distribuição, conduzida pelo Tribunal de Contas da União, das cotas relativas ao Fundo de Participação de estados e municípios.

Com informações do Jornal Notisul

[soliloquy id=”143845″]