Educação

Pesquisa da Satc aponta que curso técnico é pretensão da maioria, em São Ludgero

Inscrições devem ser abertas para quatro áreas

Administração, Eletromecânica, Segurança do Trabalho e Informática são os quatro cursos mais pretendidos, apontado pelo resultado da pesquisa apresentado pela Sociedade de Assistência aos Trabalhadores do Carvão de Criciúma – Satc ao prefeito Volnei Weber, vice Ibaneis Lembeck, secretário de Administração Rodrigo Pavei, à Secretária de Educação Maria Marlene Schlickmann e ao vereador Léo Fuchter. O próximo passo será confeccionar o Projeto de Lei para análise e votação dos vereadores.

A pesquisa de opinião pública teve o objetivo de levantar o interesse da população de São Ludgero em relação à implantação de uma extensão da Satc e os cursos almejados. Durante a reunião realizada no Gabinete do Prefeito, os dados processados foram apresentados pelo diretor da Edutec/Sact, João Luiz Novelli, que estava acompanhado do professor Antônio João Tavares. “Queremos contribuir com o desenvolvimento da comunidade com conhecimento de qualidade”, reforçou o diretor.

O Ipesatc ouviu alunos da rede pública de educação e colaboradores de empresas. O maior percentual de entrevistados possuem entre 14 e 15 anos, está cursando o primeiro ano do Ensino Médio e 60% sinalizou o interesse em realizar curso técnico. A pesquisa apontou, ainda, o interesse por cursos técnicos em Manutenção Automotiva, Secretariado, Design de Interiores, Meio Ambiente e Artes Visuais.

Para a secretária de Educação, Maria Marlene Schlickmann, a realização de cursos técnicos no município é uma forma de incentivar ainda mais o aprendizado e a qualificação profissional. O secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Rodrigo Pavei, lembra que nos próximos dias um Projeto de Lei estará sendo elaborado e encaminhado para análise e posterior aprovação dos vereadores.

“Somente com a aprovação dos vereadores é que será realizada oficialmente a assinatura do convênio entre a instituição e o município”, esclarece. Para o prefeito Volnei Weber o resultado da pesquisa esclareceu sobre o interesse em relação aos cursos. “Vamos seguir firme para que todas as etapas sejam superadas e as aulas iniciem no primeiro semestre de 2016”, completa. 

Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero

[soliloquy id=”143795″]