Com quase 390 mil eleitores, cidade tem menos de 80 mil já cadastrados. É possível agendar dia e hora do atendimento pela internet.
Com quase 390 mil eleitores, Joinville, no Norte do estado, tem menos de 80 mil pessoas já cadastradas pelo sistema biométrico. No posto de atendimento da Justiça Eleitoral, são atendidas em média 1,7 mil pessoas por dia. Porém, para cadastrar todos os eleitores da cidade até o fim do prazo, em março, o número de atendimentos deveria passar de 2 mil por dia.
Mesmo com a procura abaixo do esperado, as filas em Joinville começam antes mesmo do posto abrir. Para quem não quer pegar filas, basta agendar o dia e o horário pela internet. Além de Joinville, também é possível fazer o agendamento nas cidades de Florianópolis, São José, Palhoça e Blumenau.
A partir de 14 de setembro, todos os postos de atendimento das seis cidades com cadastramento biométrico abrirão a partir das 9h.
De acordo com dados divulgados nesta semana pelo Tribunal Regional Eleitoral – TRE, dos 335.485 eleitores de Florianópolis, 36,32% já fizeram o cadastramento biométrico. Em Palhoça, já foram 47,73%, na cidade de São José, 31,42%, e em Biguaçu, 50,1%. Os índices mais baixos são de Joinville, com 19,66%, e Blumenau, com 21,62% de eleitores cadastrados.
Documentos
Para realizar a biometria, os eleitores precisam levar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência (emitido nos últimos três meses) e título de eleitor (se existente). Para o primeiro alistamento, os homens maiores de 18 anos devem apresentar quitação militar.
O eleitor que não atender ao chamado da Justiça Eleitoral terá seu título cancelado e, entre outras sanções, fica impedido de votar, inscrever-se em concurso público e tirar passaporte. Além disso, fica sujeito também à suspensão do CPF.
Com informações do site G1 SC