Geral

Reforma do galpão de coleta seletiva deve ficar pronta em 90 dias, em Laguna

A obra, orçada em R$ 165.144,02, deve ser retomada no início da próxima semana.

Foto: Geraldo Gê / Comunicação Prefeitura de Laguna

Foto: Geraldo Gê / Comunicação Prefeitura de Laguna

Após três anos e oito meses fechado, foi assinada a ordem de serviço para a reforma, adequações e acabamento do galpão de coleta seletiva no bairro Vila Vitória, em Laguna. O trabalho de reciclagem envolve muitos moradores e, com o novo espaço, o setor ganhará em profissionalização.

Júlia Guedes, líder comunitária, presidente da associação do bairro e uma das fundadoras da localidade,  que tem 29 anos e hoje está com 824 famílias – cerca de cinco mil habitantes – acredita que a obra ajudará ainda mais no desenvolvimento da comunidade. “Somos conhecidos pela luta do nosso povo e pelo trabalho desenvolvido nessas quase três décadas de história. Neste período, o bairro se desenvolveu muito e, agora, está a poucos meses de iniciar com as atividades em um galpão de reciclagem”, destacou Júlia.

Atualmente, a cooperativa de recicladores, que será responsável pela operacionalização do galpão, possui 28 integrantes com cursos sobre reciclagem e meio ambiente. Laguna produz 75 toneladas de lixo por mês, sem contabilizar a alta temporada. Do lixo, os recicladores poderão retirar alumínio, vidro, papelão, plástico, cobre, entre outros. 

Norberto Orlandi e Marcelo Vargas, que estão à frente da cooperativa, esperam uma grande adesão da população na separação do lixo. O galpão de triagem deverá integrar o Plano Municipal de Resíduos Sólidos.

A obra, orçada em R$ 165.144,02, deve ser retomada no início da próxima semana. São quatro meses de prazo, mas um dos representantes da Construtora Laguna Praia – vencedora da licitação -, Élcio da Mota, informa que os trabalhos podem ser concluídos em até 90 dias.

Com informações do site Notisul