“O quartel de São Ludgero será referência”. Esta foi a frase proferida pelo comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel BM Onir Mocelin, nesta quinta-feira (27), após visita feita à futura sede do Quartel do Corpo de Bombeiros de São Ludgero.
Ele estava acompanhado do comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente coronel BM Djalma Alves, do comandante da 3ª Companhia de Bombeiros Militar de Braço do Norte, o capitão BM Diogo de Souza Clarindo, do comandante do Corpo de Bombeiros de São Ludgero, 3º sargento BM Giovane Batista Martins, entre outras autoridades do Bombeiro Militar. A comitiva foi recepcionada pelo prefeito Volnei Weber, o vice Ibaneis Lembeck, o secretário de Administração Rodrigo Pavei e pelos conselheiros da Cegero, Adauto Della Giustina e Edir Silva.
Ficou acordado entre os representantes do Governo do Estado, da Administração Municipal de São Ludgero e representantes da Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero – Cegero que a data de inauguração será baseada na agenda do governador Raimundo Colombo e que deverá acontecer no mês de setembro. O Quartel do Corpo de Bombeiros de São Ludgero é resultado de uma parceria entre Administração Municipal, Governo do Estado e Cegero, com apoio da Câmara de Vereadores.
O investimento do Município de São Ludgero, do Governo do Estado e da Cegero no projeto de instalação do Quartel ultrapassará a cifra de R$ 1,5 milhão. O sonho do Corpo de Bombeiros em São Ludgero começou se tornar realidade no início de 2013 quando o prefeito Volnei Weber manteve contato com o comandante da 3ª Companhia de Bombeiros Militar de Braço do Norte, demonstrando o interesse por parte da Administração Municipal.
O que falta
Alguns detalhes faltam para dar com concluída a parte estrutural da futura sede do Quartel do Corpo de Bombeiros. A parte da mobília já foi licitada e também deverá ser concluída em breve. A viatura de combate a incêndio, uma doação da Cegero, deverá chegar na próxima semana e o processo seletivo para contratação de bombeiros comunitários, de responsabilidade da Administração Municipal, está em andamento.
A parceria
Na parceria o Município de São Ludgero entrou com o terreno, a construção e mobília, o Governo do Estado disponibilizou uma ambulância zero km, um veículo utilitário e inúmeros equipamentos, todos novos. Já a Cegero investiu na compra do chassi e na transformação do caminhão em uma viatura de combate a incêndio. Para seu funcionamento o Governo do Estado disponibilizará um total de 8 bombeiros militares e o município assumiu o compromisso de disponibilizar sete bombeiros comunitários.
Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero
[soliloquy id=”143033″]