No próximo domingo, dia 30 de agosto, o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel completa 35 anos de história. Inaugurado no ano de 1980, por meio da proposta inicial do padre João Leonir Dall'alba, que tinha o intuito de preservar e comunicar os testemunhos materiais, as histórias, as memórias, os saberes e fazeres referentes ao processo de colonização de Orleans e região, para que as gerações futuras pudessem conhecer o modo de vida dos colonizadores.
Instalado em uma área de vinte mil metros quadrados, o museu é mantido pela Fundação Educacional Barriga Verde – Febave. O local conta com 13 unidades que mostram o trabalho de atividades realizadas no período colonial, como a Ferraria, a Atafona, a Serraria e o Engenho de Farinha de mandioca.
O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel também conta com um acervodocumental, geológico, etnográfico e arqueológico, que possibilita o estudo e a pesquisa de cientistas e pesquisadores, além de possuir um Laboratório de Preservação, Conservação e Restauração de Bens Culturais-Lacor, que tem como objetivo promover a aplicação de tratamentos com métodos técnico-científicos, para retardar o processo de deterioração de obras de valor histórico/cultural e documentais, prolongando, assim, a vida dos acervos históricos e museológicos.
O museu recebe grupos de visitantes e pesquisadores de várias partes do Brasil e do mundo, atende também professores do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave e outras instituições de ensino que utilizam do espaço para realizar aulas com os acadêmicos dos mais diversos cursos.
Em 2014, o público do museu ultrapassou a estimativa anual de 10 mil visitantes. Só neste ano já foram mais de 7 mil visitantes de 13 estados brasileiros e de 14 países diferentes.
Anualmente, são desenvolvidas atividades educativas e culturais para diversos públicos; entre elas, destacam-se: a Semana da Cultura Indígena e os eventos de nível nacional, como a Semana Nacional de Museus, com o intuito de comemorar o Dia Internacional de Museus, bem como a Primavera de Museus.
Durante este mês de aniversário, escolas e entidades que vieram conhecer o acervo do Museu ao Ar Livre foram convidadas a participar da atividade “Desenhando o Museu”, na qual as crianças retrataram o que mais gostaram do museu. Os desenhos produzidos estão expostos na recepção.
No dia 30 de agosto, em comemoração aos 35 anos e aniversário do município de Orleans, a entrada para visitação no Museu ao Ar Livre Princesa Isabel será gratuita.
Colaboração: Thaiara Pilon / Comunicação Unibave