A Epagri e entidades parceiras realizam nesta sexta-feira, dia 28, no Centro de Treinamento da Epagri Araranguá (Cetrar), um seminário para discutir a bananicultura subtropical de Brasil e Austrália. O evento contará a presença de pesquisadores da Embrapa e do governo da Austrália, além de pesquisadores e extensionistas da Epagri, técnicos da Cidasc, da Cooperja, das associações de produtores e agricultores.
Para o Gerente Regional da Epagri de Araranguá, Reginaldo Ghellere, o Sul de Santa Catarina se destaca na produção de banana branca (também conhecida como banana prata), e o evento vem colaborar para a troca de informações entre instituições e a melhoria da cadeia produtiva da banana.
O seminário inicia às 9h e o encerramento previsto para 16h30min, sendo que as inscrições são limitadas e as mesmas devem ser feitas antecipadamente junto aos escritórios regionais da Epagri.
Programação
9h –Abertura: Reginaldo Ghellere –Gerente Regional Epagri Araranguá.
Panorama da bananicultura do Sul Catarinense. Engenheiro agrônomo doutor Luiz Peruche; e o engenheiro agrônomo PhD Marcio Sônego, da Estação Experimental de Urussanga.
10h30min – A bananicultura mundial e o Programa Nacional de Pesquisa em banana. engenheiro agrônomo . Edson Perito Amorim, Embrapa Mandioca e Fruticultura, Cruz das Almas, Bahia.
12 h –Almoço
13h30min –Painel: Relato de experiências de agricultores familiares produtores de banana do Sul Catarinense. Coordenador engenheiro agronômo Darlan Marchesi, Epagri – Criciúma.
14h– A bananicultura na Austrália. Doutor Mike Smith, Department of Agriculture, Fisheries and.