Após 40 dias da liberação de uma das pistas do túnel do Morro do Formigão, em Tubarão, os representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informam que as obras de acesso para a ligação duplicada do emboque norte e sul à BR-101 terão início no próximo mês. Orçada em R$ 36,5 milhões, a obra tem previsão de encerrar em dezembro. Com isso, os motoristas e turistas que trafegam na região poderão ter um verão sem filas.
Para a liberação completa do túnel é necessária a conclusão das obras complementares que tiveram início em janeiro deste ano. Os primeiros meses do contrato foram para a elaboração do projeto básico de todas as obras contempladas. Após a aceitação dos projetos básicos foi dada autorização para a elaboração dos projetos executivos. Já a liberação ambiental é dividida em duas frentes: as obras remanescentes já estão cobertas pela licença de duplicação dos lotes 25 e 26 e as que são novas – complementares – aguardam licenciamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).
Os materiais provenientes das escavações serão utilizados nos aterros da passagem inferior de acesso ao bairro Sertão dos Corrêa, cujas obras compõem os serviços que finalizam o acesso do emboque sul.
A construção da ponte para acesso à localidade de Bananal, em Laguna, conforme acordo entre o Dnit e a comunidade, será incluída no lote de obras complementares. Portanto, não há necessidade de licitação.
Içamento de vigas vai interromper SC-390
A construção da Ponte Cavalcanti, em Tubarão, está dentro do prazo previsto. A estimativa é de que seja finalizada em dezembro junto com o acesso ao túnel do Morro do Formigão.
Entre este sábado e segunda-feira terão início o içamento e a instalação das vigas para sustentação da pista da BR-101 sul sobre o Rio Tubarão. As atividades serão feitas na cabeceira sul, próximo à SC-390, rodovia estadual que liga Tubarão à região serrana.
A rodovia estadual terá tráfego em meia pista durante os três dias, para garantir os trabalhos e a segurança dos usuários, motoristas e pedestres, bem como os envolvidos na construção da estrutura. Em caso de mau tempo, os trabalhos serão cancelados. Toda a frente de obras estará sinalizada e identificada, ficando os motoristas obrigados a obedecê-la.
Com informações do Jornal Notisul