Geral

Prefeito Ademir Matos e secretários visitam Satc

Foto: Georgia Accordi

Foto: Georgia Accordi

Durante o dia de hoje, a administração municipal juntamente com as secretarias de Educação e Turismo Cultura e Desenvolvimento Econômico, além do outras prefeituras da região, realizam visita a Satc de Criciúma. O objetivo é promover uma parceria em prol da capacitação e qualificação profissional de jovens e adultos no mercado de trabalho.

Participam da visita, o prefeito Ademir da Silva Matos, o secretário de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico, Ramon Beza eo secretario de Educação, Jacinto Della Giustina. Encontro, realizado nessa segunda-feira, serviu para que administradores de Braço do Norte, Imbituba e São Ludgero conhecessem a escola.

Os técnicos que atuam no Instituto de Pesquisa da Satc (IPESATC) estão realizando um estudo detalhado de algumas cidades da Amurel. A intenção é conhecer quais as demandas que jovens e trabalhadores buscam para se qualificarem profissionalmente. Parte desses dados estão sendo apresentados aos prefeitos de São Ludgero, Imbituba. Em Braço do Norte e Armazém os dados estão sendo finalizados.

“Essa pesquisa foi desenvolvida em parceria com as prefeituras e ouviu alunos das escolas e também os profissionais da indústria. Queremos saber quais são as necessidades das cidades na área de formação profissional”, ressaltou o diretor da Edutec/Satc, João Luiz Novelli.

Com essas informações na mão, a Satc e as prefeituras vão avaliar a possibilidade de firmar convênios e abrir cursos técnicos nas cidades a partir de 2016. “Os dados vão apontar o caminho, mostrar qual a necessidade de cursos que temos. É preciso dar oportunidade a quem quer aprender, estudar mais”, afirmou o prefeito de São Ludgero, Volnei Weber.

Conhecendo a escola pela primeira vez, o prefeito de Imbituba, Jaison Cardoso, ficou impressionado com a estrutura física e educacional. “Viabilizar parcerias é fundamental, até porque precisamos planejar nossas cidades. Esse é um projeto que deve ser construído à longo prazo”, ponderou. A Satc hoje possui mais de 7 mil alunos, nos ensinos fundamental, médio, técnico e superior, além de cursos de formação rápida dos trabalhadores.

Os municípios da Amurel, a exemplo dos demais do sul catarinense, também perceberam carência de mão de obra, principalmente no setor industrial. “A Satc nos procurou, colocando-se à disposição para ser parceria na questão da qualificação. Sentimos um apagão na mão de obra regional e é preciso capacitar as pessoas”, destacou o prefeito de Braço do Norte, Ademir Matos. O secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento de Capivari de Baixo, Atamir Brunel Alves, também acompanhou a visita à instituição, representando o prefeito Moacir da Silva.

Além da visita à escola, realizada na manhã desta segunda-feira (24), os prefeitos, acompanhados de secretários e assessores, também puderam conhecer a Mina de Visitação Octávio Fontana, a única mina do mundo que realiza eventos em seu interior. Um almoço foi servido aos participantes.