A administração Municipal de Morro da Fumaça e o Fundação Municipal de Meio Ambiente – FUMAF, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul – CIRSURES, já está realizando todas as quintas-feiras, no período da manhã, a Coleta Seletiva do lixo. Na primeira fase da implantação do sistema, o caminhão responsável por recolher os resíduos está atuado na área central da cidade.
A administração e FUMAF busca melhorar a qualidade de vida através da preservação do meio ambiente e buscando soluções apropriadas para os problemas diários que envolvem a natureza. O projeto de coleta seletiva tem objetivos ambientais, sociais e econômicos. Com o recolhimento dos resíduos, a administração municipal pretende fazer sua parte no prolongamento da vida útil do aterro sanitário, além de diminuir o valor, ou repasse depositado para a empresa responsável pelo aterro.
Segundo a bióloga da FUMAF, Ana Paula Widman, o projeto esta funcionando apenas no bairro Centro, mas a fundação pretende em médio prazo expandir a coleta para outros bairros da cidade. “Estamos iniciando o trabalho, no primeiro momento, vamos recolher o lixo no centro, mas sabemos que temos que atender também outras regiões”, afirma Ana Paula.
O CIRSURES implantou a Coleta Seletiva em Morro da Fumaça na quinta-feira, dia 13 de agosto. A escolha do bairro Centro foi uma decisão estratégica da Administração e Fundação de Meio Ambiente. O CIRSURES recomenda que os trabalhos de coleta seletiva iniciem com poucos bairros e num médio prazo, conforme a resposta das ações de educação ambiental inicia-se a expansão da rota para outros bairros.
Segundo Thiago Maragno Biava, gerente geral e engenheiro ambiental do CIRSURES, o objetivo da empresa é oferecer um serviço de qualidade, com baixo índice de falhas, que dê ao munícipe a certeza de que o fruto da segregação efetuada em sua casa (os recicláveis) serão de fato coletados e encaminhados à Cooperativa de reciclagem. “Queremos chegar com a coleta seletiva na meta de 10% de todo o número que é gerado de lixo. Esse é o objetivo e precisamos da colaboração da comunidade. A questão do Meio Ambiente, sobretudo quando se trata de resíduos sólidos, é complexa, pois envolve ações em todos os setores e a participação efetiva da sociedade”, conclui Thiago.
Uma vez adequadamente segregados, o munícipe pode colocar todos os recicláveis juntos (papel, plástico, metais, vidros e isopores) em um saco ou caixa e coloca-los na frente de casa, na calçada (sempre do lado de fora do cercado). É importante por os sacos dos recicláveis na rua sempre às 8h, horário de início da rota.
Colaboração: Comunicação Prefeitura de Morro da Fumaça