Segurança

Segurança e Educação foram os temas do 1º Ciclo de Palestras da Regional de Araranguá

Começou nesta terça-feira (11), na Regional de Araranguá, a primeira rodada do Ciclo de Palestras Estratégicas de Santa Catarina. O evento foi realizado no auditório da Unisul e reuniu diversos segmentos da sociedade como entidades, empresários, sindicatos, professores, agricultores, policiais, delegados, bombeiros e lideranças políticas. Os temas abordados foram Segurança Pública e Educação.

O secretário de Desenvolvimento Regional de Araranguá, Ademir da Silva, anfitrião do evento, deu boas vindas ao público – cerca de 80 participantes – e enfatizou o objetivo do Ciclo de Palestras. “Aproximar o Governo do cidadão, mostrando suas ações e estratégias para administrar o Estado, esse é o foco do evento”. Ele salientou ainda a importância da participação popular. “É uma oportunidade de a sociedade debater e questionar os secretários de Estado, mostrando suas ideias buscando definições para o desenvolvimento regional e estadual”, declarou.  

O secretário adjunto da secretaria de Segurança Pública, Aldo D’Avila, explanou sobre a recomposição dos efetivos, melhoria das instalações físicas, rede de monitoramento, implantação de radiocomunicação, apresentou também um panorama dos equipamentos adquiridos nos últimos anos, obras feitas, em andamento e as que serão realizadas. Também falou sobre criminalidade, índices, resolutividade, entre outros assuntos.

Um dos assuntos abordados foi o programa Bem-te-Vi, que instala câmeras de vigilância, projeto que envolve parceria o governo e as prefeituras. Na Regional de Araranguá apenas o município de Sombrio possui o programa, porém Aldo D’Avila salientou que o projeto para o decorrer deste ano é firmar mais parcerias em todo o Estado.

Educação

Na segunda palestra da noite, o secretário da Educação Eduardo Deschamps, apresentou um panorama geral sobre o Pacto pela Educação e salientou que o objetivo do governo é colocar a educação de Santa Catarina no mesmo nível dos países desenvolvidos. “Estamos trabalhando para alcançar nossas metas. No caso do ensino fundamental, Santa Catarina já atingiu esses índices e nosso desafio agora é no ensino fundamental II e ensino médio”, relatou. A rede pública estadual é composta por 1,1 mil escolas, 560 mil alunos e 37 mil professores.

No Programa Revitaliza, Deschamps destacou na Regional de Araranguá três escolas beneficiadas, a Professora Doralina Clezar da Silva que está em andamento e as escolas Maria Garcia Pessi e EEB Araranguá estão em processo licitatório.

O secretário falou também da gestão da Educação, com o processo de eleição dos diretores, plano de carreira, concurso para professores efetivos, formação continuada e cartão escolar que será destinado para a descentralização orçamentária.

Nas duas palestras houve um bom debate com os participantes, onde os secretários responderam todos os questionamentos.

O próximo Ciclo de Palestras acontece no dia 25, com os temas mobilidade urbana e planejamento.

Colaboração: Carla Costa / Comunicação 22ª SDR Governo de SC

[soliloquy id=”140472″]