Depois da implosão do pórtico, os trabalhos estão concentrados na retirada do entulho. Os motoristas que trafegam pelo local devem ter a atenção redobrada, devido homens e máquinas na pista. O trecho constantemente está sofrendo modificações conforme o andamento da obra. A expectativa é até o final do ano, grande parte da nova estrutura esteja concluída.
De acordo com a secretária de planejamento Grazielle Sitônio, a obra segue no prazo normal de execução e adianta que a passarela do lado direito da pista será feita com pavimento em pavers. Já o outro lado, já executado, onde está a ciclovia, foi feito em asfalto.
O trecho entre o pórtico e a rótula do Tourist Hotel já está com a pavimentação asfáltica finalizada. O material do tipo emborrachado oferece maior resistência. “Esse tipo de asfalto tem uma mais durabilidade e apresenta menos ruídos”, afirma Sitônio.
A via possui cerca de dois quilômetros de extensão e é um importante acesso às praias norte e sul de Laguna, principalmente à Praia do Mar Grosso. Atravessa o condomínio residencial Laguna Internacional e pode ser utilizada como alternativa de acesso ao centro da cidade e BR-101. Na região, onde futuramente será erguida a entrada norte da cidade, nas imediações da popular rua da Granja, novas pistas ganham forma.
“Essa obra é um dos nossos compromissos. Laguna terá uma nova cara, pois essa obra será o cartão postal da cidade”, destaca o prefeito Everaldo dos Santos. O acesso norte é uma das prioridades do Governo Municipal na busca de recursos.
A obra tem apoio do governo do estado e está avaliada em aproximadamente R$13 milhões. Os recursos são do Fundo de Apoio aos Municípios – Fundam, através do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE.
Detalhes do projeto:
A avenida tem pista dupla dos dois lados, cada uma com 3,50 metros de largura e acostamento com 1,50 metros, tendo canteiro central medindo dois metros.
O lado direito da pista possuirá uma faixa de passeio para pedestres com 2,50 metros. Já o esquerdo, terá ciclovia e faixa de passeio, ambas com 2,50 metros de largura cada, separadas por um canteiro central de um metro.
A avenida enfrentava problemas porque a estrada estava com adensamento e a drenagem era insuficiente, não tendo saída de águas adequada. Além de problemas na pavimentação, que estava precária.
A drenagem proposta foi feita com caixas coletora bocas de lobo para o desague das águas pluviais da pista. Estas caixas irão desaguar em uma galeria, em ambos os lados, que estão projetadas às margens da via.
O projeto prevê ainda rampas de acessibilidade e sinalização vertical e horizontal.
Empresa responsável pelo projeto: Prosul. Contratada pelo Departamento Estadual de Infraestrutura – Deinfra.
Colaboração: Comunicação Prefeitura de Laguna
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