A intenção foi das melhores. E a esperança de alguma resposta satisfatória era grande. Porém, mais uma vez os moradores do Farol de Santa Marta, em Laguna, terão que esperar, e muito, pelas obras no acesso às praias.
Na audiência pública realizada ontem na Câmara de Vereadores, além dos legisladores, compareceram um representante do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e o secretário de obras de Laguna, Renato Oliveira.
Entre moradores e defensores da causa, estiveram presentes 120 pessoas.
Conforme a presidente da União das Associações de Pescadores da Ilha e uma das líderes do movimento de conclusão da obra, Maria Aparecida dos Santos Ramos, foi uma falta de respeito com a comunidade os representantes dos órgãos ambientais, como APA da Baleia Franca e Fundação do Meio Ambiente (Fatma) não terem comparecido. “Sempre nos foi falado que a obra não prosseguiria devido à falta de licenças. E na hora de falar sobre isso ninguém aparece. Ficamos todos insatisfeitos”.
A intenção da audiência era mostrar que os moradores não querem a pavimentação de paralelepípedos e sim de asfalto. “Será feita uma nova licitação e isso levará uns 90 dias. Então resolvemos negociar a manutenção da via que é necessária de forma contínua e com estrutura”, destaca Maria Aparecida.
A comunidade se manifestou no plenário e ficou acertado com o presidente da câmara, Roberto Alves, que em até dez dias será apresentado um documento com a decisão de quem fará a manutenção na estrada até que a obra inicie.
Há cinco dias, foram colocadas raspas de asfalto no trecho como medida paliativa por meio da prefeitura de Laguna.
Obra
A extensão que ainda falta para ser asfaltada é de 2,28 quilômetros. Aproximadamente 800 metros foram concluídos em paralelepípedo. Os trabalhos estão paralisados há nove meses e a comunidade aguarda há cinco anos pela obra.
Com informações do Jornal Notisul