A implosão do Pórtico do Laguna Internacional foi feita nessa sexta-feira (7), às 12h15. Em função do trabalho, o trânsito ficou paralisado no local em torno de 1h30, mas os escombros foram retirados e o tráfego, liberado.
Segundo o secretário de Obras, Renato Oliveira, os materiais que restaram da implosão já tinham destinação acertada e foram transportados para um local próximo logo após os trabalhos.
A secretária de Infraestrutura, Graziele Sitonio, explica que foram colocados explosivos nos pilares do pórtico, que foram detonados, fazendo a estrutura descer. Na sequência, a retroescavadeira empurrou a estrutura para complementar o trabalho.
Agora, a prefeitura pretende dar agilidade às obras da avenida. “Essa avenida deveria estar finalizada, mas tivemos esses entraves que atrasaram a obra. Agora, a intenção é seguir a todo vapor para finalizarmos os trabalhos em novembro. Nesta temporada, desejamos essa avenida concluída, como toda a população deseja”, pontua Renato.
As obras da João Marronzinho tiveram início no dia 31 de julho de 2014, com as demarcações e o serviço de drenagem. A via possui cerca de dois quilômetros de extensão e é um importante acesso às praias norte e sul de Laguna, principalmente à Praia do Mar Grosso. A obra tem apoio do governo do Estado e está avaliada em aproximadamente R$ 13 milhões. Os recursos são do Fundo de Apoio aos Municípios – Fundam, através do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul).
A avenida terá pista dupla dos dois lados, cada uma com 3,50 metros de largura e acostamento com 1,50 metro, tendo canteiro central medindo dois metros. O lado esquerdo da pista possuirá uma faixa de passeio para pedestres com 2,50 metros. Já o lado direito terá ciclovia e faixa de passeio, ambas com 2,50 metros de largura cada, separadas por um canteiro central de um metro.