Política

SDR Araranguá participa de audiência pública da ALESC sobre o PPA

Fotos: Carla Costa / Comunicação – 22ª SDR/ Governo de SC

Fotos: Carla Costa / Comunicação – 22ª SDR/ Governo de SC

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Alesc, por meio da Comissão de Finanças e Tributação e da Coordenadoria do Orçamento Estadual, realiza nesta sexta-feira (7), na Câmara de Vereadores de Araranguá uma audiência pública para discutir o Plano Plurianual 2016-2019 e a Lei Orçamentária Anual – LOA 2016. O evento ocorre a partir das 15h e conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Araranguá – SDR.

Realizado a cada quatro anos, o PPA é o instrumento legal que articula as ações entre as instâncias executivas e estabelece medidas, gastos e objetivos da administração pública, orientando a ação de governo para o período. Entre as metas do PPA estão: integrar o planejamento e o orçamento; garantir a transparência; estimular as parcerias; promover a gestão orientada para resultados; e organizar as ações governamentais em Programas.

No mês de junho foi realizado pela 22ª SDR o seminário para elaboração do PPA, onde foram elencadas mais de 50 prioridades regionais. “Nosso encontro foi bastante positivo, com uma boa participação da comunidade e de representatividade de entidades. Agora a ALESC analisará junto com os cidadãos as prioridades que elencamos e que deverão ser executadas nos próximos anos”, destaca o secretário de Desenvolvimento Regional de Araranguá, Ademir da Silva.

Orçamento Regionalizado

Criado com o objetivo de assegurar a participação dos municípios na elaboração do orçamento estadual e adequá-los à realidade sócio-econômica do Estado, o Orçamento Regionalizado surgiu em 1996.

As emendas inseriram na legislação estadual a obrigatoriedade da realização de audiências para subsidiar o processo de elaboração de matérias orçamentárias e determinaram que caberia ao Parlamento Estadual priorizar as decisões regionais na forma de emendas da lei do orçamento anual. A lei complementar criou a figura do conselho estadual do orçamento regionalizado e detalhou a forma de participação popular, realizada através de audiências municipais e regionais.

Colaboração: Carla Costa / Comunicação – 22ª SDR/ Governo de SC