Chegar aos 100 anos é para poucos, mas no Brasil a expectativa de vida tem aumentado gradativamente nas últimas décadas. Hoje, Maria Simões Dornelles, que reside com os seus familiares em Tubarão, completa 105 anos. Bem humorada, vaidosa e religiosa, ela não passa um dia sem fazer suas orações.
Conforme sua filha Tânia Dornelles Vetter, todos os dias sua mãe assiste a programas religiosos e o agradecimento a Deus na hora da alimentação é sagrado. “É uma pessoa de fé e, mesmo com a idade avançada, se cuida muito. Há mais de 60 anos tornou-se vegetariana e não ingere líquidos (água ou suco natural) junto com as refeições”, esclarece Tânia.
Com uma boa alimentação e uma vida regrada, Maria Simões, natural de Bagé, no Rio Grande do Sul, não faz uso de medicação. Os familiares acreditam que a longevidade da matriarca é em função dos cuidados alimentares. Até 2012, ela realizava os afazeres domésticos com maestria. “Minha família e eu nos sentimos abençoados por cuidar dela”, valoriza.
Maria foi casada por mais de 70 anos e do matrimônio nasceram oito filhos, 19 netos, 13 bisnetos e três tataranetos. Quando soube que completaria 105 anos, dona Maria brincou. “Bah! Vocês têm que me respeitar!”, ordenou.
Com informações do Jornal Notisul