A paisagem composta por extensos parreirais na Vigna Mazon, em Urussanga, completaram a inspiração e o encantamento da escola de samba Dascuia, de Florianópolis, durante visita a cidade neste domingo, dia 2 de agosto. Mais de 70 integrantes da agremiação conheceram o processo de produção dos vinhos na região Vales da Uva Goethe, primeira Indicação Geográfica de Procedência de Santa Catarina, com o intuito de finalizar a composição do enredo para apresentação no grupo especial do Carnaval 2016.
"A visita foi maravilhosa. Vivenciamos a história dos imigrantes, que é muito linda e é contada com muita emoção pelos descendentes. Isso nos cativou. Queremos enaltecer o valor e a qualidade dos vinhos catarinenses e contar tudo isso na avenida. Estamos em uma pré-negociação para compor uma ala falando apenas da região Vales da Uva Goethe", pontuou a gerente executiva da Dascuia, Silvana Anjos.
Segundo o compositor Marcio De Souza, o enredo abordará a diversidade do vinho em Santa Catarina. "O vinho do nosso Estado é desconhecido pelos catarinenses. Queremos mostrar a identidade dele e propagá-la. O vinho de Santa Catarina é tão diversificado quanto o seu povo. Em Urussanga conhecemos a etnia italiana e o cultivo da uva desde 1878. Agora vamos produzir um enredo ousado acreditando que o vinho irá consolidar a Dascuia no grupo especial. Vamos em busca do título", frisou.
A escola de samba contemplou os visitantes do almoço enogastronômico na Vigna Mazon com uma apresentação do grupo mostrando parte de sua bateria, passistas e velha guarda. "Fiquei impressionado com a escola de samba e este encontro bem em frente aos parreirais. Este enredo foi uma feliz escolha que irá projetar ainda mais os nossos vinhos. Seria interessante se a população da região prestigiasse a escola fazendo parte dos componentes, participando assim do Carnaval em Florianópolis no próximo ano", comentou o visitante Adroaldo Apolinário. A escola de samba Dascuia também visitou as vinícolas Casa Del Nonno e Trevisol.
Colaboração: Eliana Maria Maccari