No próximo dia 6, quinta-feira, das 9 às 16 horas, uma equipe do Hemocentro de Criciúma realizará coleta externa de sangue na Upa, a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, situada na Avenida XV de Novembro, no antigo campo da Aviação.Todo mês o procedimento é realizado, em virtude da união do Lions Clube, Hemocentro e Secretaria Municipal de Saúde.
Nessa data, colaboradores da Contato Internet doarão sangue, dando continuidade a uma iniciativa já desenvolvida pelos funcionários durante outras vindas do Hemocentro. A assistente do setor financeiro, Taís Lumertz da Rosa, doadora de sangue e de médula óssea, já doou mais de dez vezes e é doadora desde 2005.
"A importância da doação é que eu penso em salvar vidas, de repente o meu sangue vai ajudar quem está precisando", salienta Taís que já doava sangue diretamente no Hemosc de Criciúma.
Já a Gerente de Finanças, Jaira Mateus Feliciano, doou recentemente sangue pela primeira vez e percebe a importância do gesto simples que ajuda a salvar vidas. “Quando saiu uma notícia no Portal da Contato sobre o Hemosc, nós nos organizamos e eu fui. Eu fui doar porque eu sei que o meu sangue (O negativo) é bem requisitado”, explica Jaira.
Também se tornou doadora de sangue este ano a Coordenadora de Marketing, Sabrina Agostinho de Lima. “Resolvi doar por me colocar no lugar do próximo. É um ato tão pequeno, dar um pouquinho do seu sangue e que vai ajudar a salvar duas, três vidas”, enfatiza Sabrina.
Também em uma das vindas do Hemosc, a responsável pela limpeza e serviços gerais, Marinalva Boeira, conheceu como é realizado o atendimento à comunidade e a estrutura que é colocada à disposição para realizar a coleta.
Conheça alguns requisitos:
– O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
– Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
– Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG, carteira profissional, carteira de motorista, etc.
– Ter repousado bem na noite antes da doação;
– Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;
– Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
– Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.
Colaboração: Vanessa Irizaga/Contato Internet