Propiciar a espectadores que se encontram geograficamente ou socialmente distantes das salas de cinema a inclusão cultural por meio do acesso gratuito a sessões cinematográficas brasileiras. Este é um dos objetivos do projeto CineMult Itinerante, promovido pela Multiplicando Talentos, que dá inicio neste ano a sua segunda etapa.
Ao todo, 15 municípios do Sul do Estado serão contemplados com o projeto que já iniciou nas cidades de Criciúma, Siderópolis, Rincão, Içara e Urussanga. Os filmes são exibidos em instituições de ensino. A proposta é atingir até o final do ano um público de 30 mil pessoas.
São exibidos filme com temas que instigam ao debate, como bullying; preconceito; família; amizades. “O projeto nas escolas incentiva a participação da rede educacional local às sessões de cinema e leva informações que promovem uma sociedade mais justa e igualitária. A educação tem um papel fundamental na formação dos indivíduos, indo além do informar, alfabetizar, ensinar e capacitar o indivíduo para uma profissão, mas também o de formar pessoas como um ser inteiro, permitindo que expressem seus valores mais nobres”, explica a coordenadora do projeto, Paula Gregório Gonçalves.
Segundo dados pesquisados, em mais de 90% dos municípios do Sul do país não dispõe de qualquer tipo de acesso a salas de cinema. “A comunidade de toda a nossa região é extremamente carente deste espaço cultural. O nosso projeto tem a preocupação de criar um espaço para o debate, o diálogo e a interação daqueles que fazem a comunidade e dos que estão às “margens” da nossa cidade. Acreditamos que a partir deste pequeno movimento, com a implantação do projeto em levar a arte do cinema para pequenas comunidades e expandi-lo para outras comunidades da região, um grande passo será dado na formação de plateias”, complementa.
Colaboração: Francis Leny / Comunicação Multiplicando Talentos
[soliloquy id=”137736″]