O historiador e subsecretário de Cultura e Turismo de Araranguá, Jair Arcenego Anastácio, acaba de ser indicado para concorrer ao prêmio mais importante da cultura açoriana catarinense, o troféu Açorianidade 2015.
O troféu é o reconhecimento pelo desempenho, fomento, e valorização da cultura de base açoriana, aos agraciados do ano de 2015. Com este troféu, que é entregue anualmente, o NEA – Núcleo de Estudos Açorianos, tem procurado reconhecer a dedicação destas pessoas e instituições no zelo, em prol da causa da cultura açoriana.
A escolha dos profissionais, empresas e instituições que receberão os troféus são feitas pelo Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos. Este Conselho é formado por 56 representantes das Prefeituras Municipais do litoral catarinense, Universidades Regionais e Fundações Culturais que atuam no litoral catarinense. Tem assento, também neste Conselho, SETUR, IPUF, SANTUR, Arquivo Público, e Consulado Honorário de Portugal. Os componentes do Conselho Deliberativo têm o direito de fazer as indicações e posteriormente participarem da eleição dos agraciados.
Para o historiador e hoje subsecretário de Cultura e Turismo do Governo de Araranguá, Jair Arcenego Anastácio, a sua indicação foi encarada como uma surpresa agradável. “Nossa luta pela valorização da cultura açoriana vem desde criança, quando acompanhava meu avô, pai e hoje estamos na terceira geração do grupo de Terno de Reis do Lagoão. Como gestor da área da Cultura fizemos parte do NEA – Núcleo de Estudos Açorianos desde 2013, por entender que Araranguá, com raízes açorianas não poderia ficar de fora dos eventos da cultura que deu origem a essa terra que completa seu bi-centenário. E tudo começou na antiga “canjica” hoje o Distrito de Hercílio Luz. Dedico essa indicação e se conquistar o prêmio Açorianidade a todas as pessoas que contribuem e nos deixaram o legado açoriano”, afirma.
A entrega da premiação será no dia 18 de setembro de 2015 na cidade de Bombinhas.