O salão paroquial da Igreja Matriz de Urussanga ficou lotado na tarde dessa sexta-feira durante o I Seminário Regional de Prevenção das Apaes. O evento contou com a presença de representantes dos municípios da Região Carbonífera (Amrec), além de Treze de Maio e Jaguaruna, da Região de Laguna (Amurel). A necessidade de maior integração entre as entidades e as prefeituras, principalmente com as secretarias de saúde, assistência social e educação, norteou o debate.
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Estado (Alesc) também esteve presente no encontro e defendeu a solicitação das Apaes. “Indivíduos com deficiência intelectual e múltipla necessitam de cuidados que envolvem diferentes especialidades. Por isso, uma ação coordenada com as prefeituras é essencial. O seminário mostrou exemplos que deram certo e que podem ser aplicados na região”, explicou a assistente Janice Krasniak.
O seminário contou com quatro palestrantes renomados de Santa Catarina e de outros estados. Entre os temas, investimentos em prevenção para a redução de custos com tratamentos e abordagem de aspectos genéticos, como a análise do x-frágil, cromossomo causador de deficiências intelectuais. A coordenadora regional de Saúde e Prevenção da Federação Catarinense das Apaes, Cristiane D´Acampora Guazzi, espera que o aprendizado absorvido no seminário seja aplicado imediatamente nas Apaes da região, com auxílio dos municípios. “Investir em prevenção é tornar real a estatística de que 70% das deficiências podem ser evitadas”, frisou.
No encontro ainda foi feito balanço do Programa Prevenir, promovido pela Federação das Apaes de SC. A ação está no quarto ano e nos próximos dois será feito senso para avaliar os resultados. Um folder foi confeccionado e está sendo distribuído com informações que ajudam a prevenir deficiências. “Queremos agradecer o empenho da Alesc e das diretorias regionais das Apaes, que tornaram o evento um sucesso. Muita informação importante foi compartilhada”, destaca o conselheiro fiscal da Federação das Apaes e presidente de Apae de Criciúma, Luiz Sidney Citadin.
Ainda este ano serão realizados mais dois seminários, em Camboriú, no Vale do Itajaí, e Lages, na Serra catarinense.
Colaboração: Douglas Nazario/Nazario & Bortot Comunicação