Saúde

Sábado é dia “D” contra Hepatite B, em São Ludgero

Foto: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero

Foto: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero

O município de São Ludgero está preparado para receber as pessoas de 0 a 49 anos que ainda não receberam a vacinação contra a Hepatite B ou não estão em dia, na Sala de Vacinas, na ESF Margem Esquerda, no sábado (25), das 8 às 17 horas.

A Hepatite B é uma doença silenciosa que pode levar até a morte. A contaminação ocorre de mãe para filho na gestação, transfusões de sangue, instrumentos mal esterilizado, que são utilizados por manicures e procedimentos cirúrgicos diversos, por fluídos corporais durante a relação sexual sem o uso de preservativo e outros.

Os principais sintomas são febre baixa, náuseas, vômito, dores musculares, dor de cabeça, diarreia, falta de apetite, urina de cor escura, fezes claras e pele órbita dos olhos amareladas. Em São Ludgero, segundo a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Marisselma Durante, informa que também poderá ser realizado o Teste Rápido para Hepatite B, C, Sífilis e HIV. “O Teste Rápido pode ser feito nos ESFs Margem Esquerda, Direita e Encosta do Sol, bem como na Vigilância Epidemiológica”, completa.

Para estar protegido, é preciso que a pessoa tome as três doses da vacina, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose e de seis meses entre a primeira e a terceira. As responsáveis pela Sala de Vacinas, Rosi Borba Wernke e Renata Joaquim, alertam que, para receber a vacina, é necessário que a pessoa apresente a Caderneta de Vacinação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3657-0828.

Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero