A adesão à greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS) chegou a 70% em Santa Catarina. Hoje, no oitavo dia de paralisação, a expectativa é de que o número aumente ainda mais.
Conforme a diretora executiva do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde da Anvisa e da Previdência de Santa Catarina (Sindprevs), Viviane Fogaça, os servidores da agência de Braço do Norte aderiram ao movimento.
“Além de Braço do Norte, os funcionários de outras agências, como de Balneário Camboriú, entraram em greve. Ontem, dois representantes do nosso sindicato estiveram com o ministro da previdência, Carlos Gabas. Ele salientou que entende a nossa situação, reconhece que as reivindicações são justas e que ao menos tentará dar celeridade ao concurso público do INSS junto ao ministro do planejamento”, esclarece Viviane.
Os atendimentos mais solicitados nas agências são os pedidos de aposentadoria, seguro-desemprego e auxílio-doença. Porém, em Tubarão, nenhum pode ser solicitado por causa da falta de funcionários. Todos os servidores concursados que atendem no balcão estão em greve. Restaram somente os funcionários anistiados, que não têm acesso a este sistema.
Com informações do Jornal Notisul