Um evento que celebra a história, o crescimento, a importância econômica para a região sul do estado e para a segurança energética do Brasil marcou nesta sexta-feira os 50 anos do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, o maior em geração a carvão da América Latina. A cerimônia festiva foi realizada no auditório do Parque Ambiental da Tractebel e teve momentos importantes, como o lançamento do livro ‘50 Anos Gerando Energia e Desenvolvimento’, da jornalista Duda Hamilton.
Estavam presentes na cerimônia a diretoria da Tractebel Energia, proprietária da estrutura composta por sete usinas, funcionários, ex-funcionários, parceiros e autoridades do estado e da região. Foi transmitido em um telão um vídeo com a linha do tempo da criança do complexo termelétrico e momentos importantes que ocorreram no Brasil e no mundo. A gravação de depoimentos de funcionários e ex-funcionários também fizeram parte da programação.
O presidente da Tractebel, Manoel Arlindo Zaroni Torres, fez um resumo da trajetória da usina e revelou projetos para o futuro. “A primeira usina da Jorge Lacerda vai virar uma adolescente novamente, estamos investindo em modernização para que ela possa gerar mais energia para os próximos 15, 20 ou 30 anos”, informou.
Segundo o Jornal Notisul, a Tractebel também formalizou nesse evento a doação de algumas áreas à prefeitura de Capivari de Baixo para a abertura de uma estrada que liga o município à BR-101 e um canil público.
Os presentes receberam um exemplar do livro da jornalista Duda Hamilton, que tem várias outras obras voltadas à mesma temática, publicadas em parceria com a Tractebel. A autora autografou os exemplares para as autoridades e convidados.