Raimundo Colombo lança o edital na próxima terça-feira, às 10h30min, no próprio Aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna
Depois de resolvidos os entraves, enfim foi marcada a data de lançamento do edital de licitação de concessão do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna. Será na próxima terça-feira, às 10h30min, no próprio local, com presença do governador Raimundo Colombo, do secretário estadual de infraestrutura Valdir Cobalchini, entre outras lideranças.
Já se passaram dez anos desde que a construção começou e a população de todo o sul do estado criou grande expectativa em torno do empreendimento. Foi uma luta concluir a obra e, se daqui para frente tudo correr sem novos entraves, será possível finalizar até o fim do ano o processo que visa contratar a empresa que administrará o aeroporto.
O secretário de desenvolvimento regional em Tubarão, Haroldo Silva, o Dura, comemora o lançamento da licitação. “Finalmente, vamos conseguir finalizar uma obra de tamanha importância com esta. É esperada há muitos anos e vai beneficiar muita gente”, avalia.
Após a publicação do edital, o prazo para apresentação de propostas é de 30 dias. Depois, são mais 15 dias para habilitação das empresas concorrentes e outros cinco para homologação do resultado.
Desta forma, se não houver nenhum tipo de contestação por parte das demais participantes, será possível até mesmo assinar a ordem de serviço ainda este ano. À vencedora caberá a contratação das companhias aéreas que irão operar no local. Avianca, Trip, Azul e NHT já manifestaram interesse em participar da concorrência.
900 mil pessoas devem ser atendidas
Após o término do projeto, o Aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi atenderá cerca de 900 mil habitantes da região sul do Estado, principalmente das microrregiões dos municípios de Tubarão, Araranguá e Criciúma. Aliado a obras como a duplicação da BR-101 e a expansão do Porto de Imbituba, o empreendimento é de suma importância para o desenvolvimento da região, especialmente na chegada de novos investimentos.
Mesmo com praticamente todas as etapas concluídas, ainda há uma questão a ser resolvida: as desapropriações das terras onde o empreendimento foi construído. Foram pagos mais de R$ 1 milhão, e faltam quase a mesma quantia para quitar a dívida.
Construção iniciou há dez anos
A construção do aeroporto começou a sair do papel em 28 de junho de 2002. O investimento total foi de R$ 60 milhões. Em termos de obras, está tudo pronto para funcionar. Os móveis serão adquiridos por meio de pregão.
A pista, primeira etapa da obra, concluída em 2006, terá 30 metros e a promessa do governo do estado é que será ampliada para 45 metros, tamanho necessário para receber aviões como Airbus 320 e Boeing 767.
A segunda etapa foi a construção do terminal de passageiros, iniciada em fevereiro de 2009 e inaugurada em dezembro de 2010. Além disso, o projeto do aeroporto prevê sistema contra incêndios, de gerenciamento de voos e de informática de todo o terminal de passageiros e prédio dos bombeiros aeronáuticos, instalação de CFTV, sinalização vertical noturna, ar-condicionado e raio-x do terminal de passageiros, aquisição das publicações e cartas aeronáuticas.
O terminal de passageiros foi suprimido do projeto, mas não descartado – pode ser construído no decorrer do funcionamento. Um acesso a partir da BR-101 foi aberto, a partir de Sangão, trajeto de 4,8 quilômetros.
Notisul