Segurança

Sistema ‘ganha’ 6 novos detentos por dia

Hoje, aproximadamente 17 mil presos aglomeram-se nos presídios de todo o estado

Seis novos detentos, em média, ingressam nas unidades prisionais catarinenses por dia. Hoje, são aproximadamente 17 mil presos e este crescimento acelerado preocupa as autoridades.

Em contrapartida, o número de fugas reduziu significativamente, de 528 em 2011 para 163 nos dez primeiros meses de 2012.  Os dados são da Diretoria Estadual de Administração Penal (Deap). Estes e outros aspectos relacionados foram debatidos entre dirigentes da área de execução penal do estado e a Coordenadoria Estadual de Execução Penal e Violência Doméstica contra a Mulher (Cepevid).

O diretor-geral do Deap, Leandro Soares Lima, informou à desembargadora Salete Sommariva, coordenadora da Cepevid, que um ofício com a radiografia do sistema prisional foi encaminhado ao governador Raimundo Colombo. Os juízes que integram o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Núcleo de Execução Penal da Cepevid aproveitaram a oportunidade para apresentar sugestões ao Deap: revisão da escala de plantão, capacitação dos agentes administrativos que atuam nos cartórios das unidades prisionais e contratação de mais agentes penitenciários.

Notisul