150 painéis de fotografias antigas e recentes estão no hall de entrada do Centro Administrativo Tordesilhas, no centro histórico, até o final de outubro
Quem não gosta de uma história, e quem não tem histórias para contar? Laguna com seus 336 anos tem muitos enredos, aqueles que foram registrados aos longo dos anos 30, 40, 50, 60, 70 e os tempos atuais integram a exposição “De volta ao Passado”, do apaixonado por histórias e fotos, o escritor Pedro Paulo Camilo, 60 anos.
Os 150 painéis de fotografias antigas e recentes estão no hall de entrada do Centro Administrativo Tordesilhas, no centro histórico, até o final de outubro.
Fotos foram doadas pela comunidade, também outras resgatadas de acervos pessoais. “As fotos ficavam guardadas em gavetas, álbuns de parentes, agora todos podem ter acesso”, conta o entusiasmado.
Entre uma visita e outra, Camilo recebe mais fotos de apaixonados anônimos pela história. “Quero reunir cada vez mais fotografias e percorrer o país”.
Painéis ligam o tempo atual ao passado, com fotos da inauguração da rodoviária e como ela está hoje. Também da primeira ponte de Cabeçuda com a modernidade da nova obra. “Adorei. Lembrei da minha infância”, disse a aposentada Maria Gomes, 78 anos.
Comum avós levarem os netos para conhecerem a cidade onde seus antepassados cresceram. Ruas que os avós brincavam, onde os bisavós passaram e onde era o mercado, lanchonete, a praça, como era a vida antigamente.
Figuras ilustres do município que já se foram como o médico Paulo Carneiro, o “seu” Juca, apaixonado por carnaval e o piloto de motocross Marronzinho estão presentes na exposição.