O lançamento da coordenadoria foi neste sábado (27), na Praça Nereu Ramos, durante o encerramento da Semana Nacional de Combate às Drogas.
As drogas tomaram grandes proporções, trata-se de uma pandemia mundial. O número de dependentes químicos aumenta a cada dia que passa. Ações em conjunto podem ajudar a amenizar o problema, é preciso criar políticas públicas que tragam resultados efetivos na redução dos usuários de drogas.
O uso de substâncias químicas desencadeia uma série de outros problemas sociais, está ligado – diretamente – aos altos índices de violência da atualidade. Foi lançada nesse sábado (27), pelo Governo de Criciúma a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas.
O lançamento marcou o encerramento da Semana Nacional de Combate as Drogas. “Encerramos a semana, mas nunca paramos os trabalhos. As ações de combate ao uso de drogas precisam ser constantes em todas as esferas da sociedade”, comenta a secretária municipal de educação Rose Reynaud.
Dezenas de pessoas participaram da solenidade. A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas vai funcionar anexa à Junta Militar de Criciúma. Através dela, serão criadas ações e políticas que tragam resultados efetivos no combate ao uso de drogas.
“O uso de drogas desencadeia numa série de outros problemas ainda mais graves. Os dependentes químicos são pessoas doentes, que precisam de ajuda. O usuário perde a noção do certo e do errado e isso reflete diretamente em suas atitudes e abala toda a estrutura familiar, é preciso construir um trabalho responsável de prevenção, a fim de diminuir o número de usuários”, comenta o prefeito, Marcio Búrigo. “A coordenadoria vem com esse intuito. É mais uma ferramenta do Governo Municipal que vai construir políticas de resultado visando o combate desse mal que, infelizmente, está contaminando milhões de pessoas no Brasil e em todo o mundo”, completa.
Estar junto das pessoas que sofrem com o problema é o mais importante e executar ações educativas e de prevenção na cidade é um passo fundamental para começar a vencer o problema. “Vamos construir campanhas educativas e trabalhar, diariamente, nas escolas de Criciúma e também nas ruas. Firmar parceria com outras entidades para um melhor resultado e atingir o maior número de pessoas. Somente com a união vamos conseguir combater essa grande epidemia”, destaca Renata Sonai, coordenadora municipal de políticas públicas sobre drogas.
As pessoas que precisam de orientações ou querem contribuir com as ações podem procurar a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas.
Lançamento da logomarca da Coordenadoria Municipal
Durante o ato que oficializou a inauguração da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas, o prefeito, Márcio Búrigo, entregou o prêmio para a aluna vencedora de um Concurso Cultural realizado com os estudantes do ensino médio das escolas de Criciúma. O concurso tinha o objetivo de escolher a logomarca que vai representar a Coordenadoria Municipal inaugurada neste sábado.
A vencedora foi a estudante do PROEJA, Rosana Martins, da Escola Municipal Lili Coelho, do bairro Santa Luzia. A escola campeã levou um troféu e a vencedora um notebook.
Colaboração: Ioton Neto / Diretoria Executiva de Comunicação de Criciúma
[soliloquy id=”132905″]