Entre os 56 homicídios do ano, 30 estão relacionados a drogas, diz polícia. Na quarta (24), menino foi morto por bala perdida durante tiroteio na cidade.
Só neste ano, pelo menos 30 dos 56 homicídios de Joinville, no Norte de Santa Catarina, estavam ligados ao tráfico de drogas, sejam as vítimas usuários ou traficantes. O crime motiva até mesmo a morte de quem não tem qualquer ligação com o crime, como o caso do menino de 6 anos que foi morto na quarta-feira (24) por uma bala perdida, durante um tiroteio relacionado ao tráfico, segundo a polícia.
Os crimes muitas vezes são motivados por disputas por pontos de venda ou cobrança de dívidas. Na cidade, há pessoas com mais de 60 passagens pela políca, conforme reportagem do RBS Notícias.
O comandante do 8º Batalhão da PM, tenente-coronel Nelson Coelho, afirmou que "temos rol de pessoas com mais de 60 passagens pela Polícia Militar. Alguns deles só nesse ano já foram presos até quatro vezes".
Consumo e porte de quantidades pequenas são crimes de menor gravidade, segundo a lei. Quem é preso tem o direito de responder em liberdade. "Se você acaba prendendo uma pessoa que vende crack na esquina, amanhã outra estará no lugar. No dia seguinte, outra estará no lugar. Então a atenção tem que ser naquela criminalidade organizada de alto potencial", explica o juiz da Vara de Execuções Penais João Marcos Buch.
Reabilitação
Desde o começo do ano, a polícia deteve emJoinville mais de 200 pessoas pelo consumo de entorpecentes. Quase sempre, os usuários fazem um termo circunstanciado porque se trata de um crime de menor potencial ofensivo. Muitas dessas pessoas acabam indo para clínicas de reabilitação.
Evandro Raymundo começou a cheirar cocaína quando era adolescente. O vício durou 20 anos, tempo para ele conhecer como funciona o mundo das drogas. "Fico umas horas vendendo um negocinho, umas horas, já faz mais um 'cinquentão', dinheiro muito fácil. Só que tem uma consequência. Porque, se eu não acerto, amanhã eles me acertam".
Atualmente, Evandro está "limpo", largou as drogas. Comemora nove anos que está longe dos entorpecentes. "Aquilo que eu gostava não me satisfaz mais", resumiu.
Morte de menino de 6 anos
Na quarta (24), um menino de 6 anos morreu em Joinville após ser atingido por uma bala perdida originária de um tiroteio relacionado ao tráfico de drogas, segundo a polícia. Testemunhas contaram que quatro homens que estavam em um Sandero prata, com placas de Joinville, fizeram disparos contra o rapaz de 19 anos, que estava em uma moto. Ele também foi atingido e morreu no local.
Confome o delegado Luis Felipe Fuentes, da Divisão de Investigação Criminal de Joinville, o tiroteio seria motivado por uma disputa de tráfico de drogas. O jovem de 19 anos que morreu tinha passagens na polícia por tráfico de drogas roubo e outros crimes. Há informações de que haveria um rapaz com ele na moto, que teria fugido do local.
Após ser atingida na cabeça pelo tiro, a criança foi encaminhada ao Hospital Infantil Jeser Amarante Faria, em Joinville. Ele ficou em atendimento durante duas horas e meia, mas não resistiu aos ferimentos.
Conforme o site G1 SC, além do menino e do jovem que estava na moto, os tiros atingiram também a avó do menino, que estava com ele no momento do tiroteio. Ela foi atingida de raspão.