Trânsito

Obra da ponte de Laguna não ficará pronta dia 30

Conforme novo prazo, os trabalhos de medição, pintura e iluminação devem ser concluídos até o dia 10

Foto: Divulgação / Comunicação Prefeitura de Laguna

Foto: Divulgação / Comunicação Prefeitura de Laguna

A última concretagem na Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, será realizada na terça-feira, dia em que foi estipulado o prazo de entrega da obra, porém serão necessários mais três ou quatro dias para a cura (fase de secagem do concreto) e depois mais quatro ou cinco dias para as medições de carga e serviços técnicos.

A informação foi repassada pelo presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Construção das BR’s 101 e 285, deputado federal Ronaldo Benedet (PMDB), e pelo prefeito de Laguna, Everaldo dos Santos (PMDB), que estiveram em uma última vistoria na estrutura, nesta sexta-feira.

“Devemos fazer a prova de carga, com monitoramento e aparelhos instalados. Iremos usar carretas carregadas com até 45 toneladas. Paralelamente, o Departamento Nacional de Infraestrutura em Transporte (Dnit) fará a sinalização (pintura)”, afirma o engenheiro responsável pela obra, Maury Morales.

Cerca de 98% dos postes de iluminação estão instalados e, conforme sugestão dos representantes do consórcio Camargo Corrêa, Aterpa/M.Martins e Construbase, a ponte estará liberada para a inauguração a partir do dia 10.

A data da inauguração, porém, depende da agenda da presidente Dilma Rousseff (PT), que pretende estar na solenidade.

Na próxima semana, o deputado federal irá a Brasília informar a data final da obra e solicitar que a presidente venha inaugurá-la. “Vamos pedir que ela venha até dia 15 de julho. Caso sua agenda não libere, pediremos que a presidente libere o trânsito da ponte. Não podemos e não merecemos esperar mais”, destaca.

Cinco anos de atraso

O recente anúncio da concessão de rodovias catarinenses aumenta a necessidade do fim das obras de duplicação do trecho sul da BR-101, aguardada há, pelo menos, 20 anos. O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes – Dnit precisa concluir toda a rodovia para então ser avaliada a possibilidade de concedê-la para a iniciativa privada. Os primeiros contratos para a duplicação do trecho sul foram feitos em 2004, com previsão de término em 2010. Conforme estudo Fiesc, a região sul deixou de gerar até dezembro R$ 32,7 bilhões pelos atrasos.

Duplicação da BR-101

Ficam pendentes a duplicação no entorno do Morro do Formigão e a Ponte Cavalcanti, ambos em Tubarão, além dos túneis no Morro dos Cavalos, em Palhoça, que ainda aguarda licenças ambientais e a resolução de questões indígenas.

Conforme o site Notisul, em Tubarão, a expectativa é que as obras da ponte fiquem prontas até dezembro deste ano. Até lá, o Dnit espera também concluir as obras em torno do túnel do Formigão, cerca de 500 metros à frente, sentido Tubarão. Até o fim deste ano, o túnel, que está pronto, funcionará em sentido único em somente uma pista.