Educação

Cocal forma aproximadamente 140 alunos em diferentes cursos profissionalizantes

Capacitar para gerar conhecimento, emprego e renda. Esse é o propósito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec desenvolvido em Cocal do Sul e que hoje é um sucesso e referência para a região.

Na noite desta quinta-feira (25), 137 alunos dos cursos operador de computador I e II, costura, eletricista I e II, auxiliar administrativo e de recursos humanos receberam o certificado de conclusão dos cursos. O resultado é fruto da parceria entre Prefeitura, Governo Federal, Senai e Senac.

A cerimônia que reuniu autoridades, familiares e convidados foi realizada no salão de festas da igreja matriz e foi prestigiada também pelo prefeito, Ademir Magagnin, a vice Aninha Gonçalves Scarpato, secretária de Assistência Social, Sinara Crippa Milanez, presidente do Legislativo, Roseny Cittadin e os coordenadores do Senai e Senac, Maicon J. Canever e Aislan Hainzenreder, respectivamente.

O aposentado, Jaime Marcello, de 62 anos, foi um dos formandos do curso de eletricista e é um exemplo de motivação para o restante da turma. “Eu  aprendi e gostei muito. Agora quero fazer computação. O que eu sei ninguém me tira e saber não ocupa espaço e nunca é demais”, disse.

A formanda do curso de auxiliar de RH, Mirian Carmem Niero também vislumbra a oportunidade. Já participou de duas capacitações, uma delas ao lado do filho, Luiz. “É sempre bom a agente se aperfeiçoar e incentivar os jovens. O estudo foi bem importante para o meu dia a dia e só veio a acrescentar na minha profissão para melhorar cada vez mais o meu desempenho”, destacou.

O Programa foi criado em Cocal do Sul em 2011 e tem o objetivo de expandir e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica para a população. De lá pra cá, 1060 jovens e adultos receberam qualificação para o mercado de trabalho.

“É com o orgulho que a gente vê nossos cursos bem representados e atendendo as necessidades das pessoas. Cocal é destaque na formação profissional da região. Dez por cento da população já realizou algum curso oferecido gratuitamente e isso quer dizer muito visto que tem cidades que formaram apenas 20 pessoas ao longo desses anos. Parabéns a todos pelo interesse e por tão bem aproveitarem as oportunidades de crescimento profissional”, destacou Sinara.

Para Magagnin e Aninha o segredo do sucesso esta na parceria e no comprometimento de todos. “Muitos já conseguiram chegar longe por meio desta profissionalização e da persistência, pois aqui se busca conhecimento, emprego e qualidade de vida. Parabéns a todos os participantes que sabem dar valor a essas oportunidades e finalizaram os cursos. Nosso compromisso com a
educação está em todas as esferas e não vamos continuar trazendo ainda mais capacitações para que o município agregue ainda mais pessoas”, ressaltaram o prefeito e a vice.

Comunicado

O Governo Municipal de Cocal do Sul em parceria com a Associação Beneficente Abadeus esta com matrículas abertas para o curso de costura industrial. O curso tem duração de dois meses e meio. As aulas são gratuitas e irão acontecer de segunda a quinta-feira, no período noturno, no bairro Jardim Itália. As inscrições são limitadas e podem ser feitas na Secretaria de Assistência Social, localizada na rua Paulo Galli, 30, Centro de Cocal do Sul (fundos do Banco Bradesco). O telefone para contato é o (48) 3447-1458.

Colaboração: Maria Luiza Da Rolt / Prefeitura de Cocal do Sul

[soliloquy id=”132540″]