A produção leiteira é importante para a sociedade tendo em vista a promoção da saúde e também a fonte de renda
A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri gerência Araranguá e Criciúma, em parceria com a prefeitura de Meleiro e apoio do Programa SC Rural e da Coopercolméia, realizará nesta quarta-feira (24), a partir das 9h, o IV Seminário Regional da Produção Leiteira, na cidade de Meleiro.
A expectativa do Gerente Regional da Epagri Araranguá, Reginaldo Ghellere, é reunir aproximadamente 150 participantes da região de Araranguá e de Criciúma. “Teremos palestras sobre cooperativismo e o mercado do leite. Além disso, haverá espaços de debate após cada apresentação”, detalha.
Reginaldo explica que embora a atividade leiteira faça parte da cultura dos agricultores da região, a exploração econômica dessa atividade é algo recente. “Com a realização de seminários/palestras conseguimos levar novas informações e melhorar cada vez mais os índices técnicos que resultarão em maior quantidade de leite comercializado”, disse.
Ele salienta que a produção leiteira é de fundamental importância para a sociedade com foco na promoção da saúde e principalmente como fonte de renda para a agricultura familiar em Santa Catarina, estando presente em mais de 50% das propriedades rurais do estado, contribuindo assim com o desenvolvimento sustentável do agricultor e do espaço rural catarinense.
Programação
8h30min – Inscrições e café;
9h – Abertura;
9h30min – Palestra sobre a trajetória, conquistas e planos futuros da Cooperativa Mista da Agricultura Familiar de São José do Oeste;
11h – Mesa redonda (cooperativismo);
12h – Almoço;
13h30min – Palestra sobre o mercado do leite e suas implicações na cadeia produtiva catarinense;
14h30min – Mesa redonda (Diretrizes para a produção leiteira familiar);
15h30min – Café;