Com desenho gráfico moderno, a nova ferramenta possibilita melhor comunicação e dá mais visibilidade à Universidade
Mais leve, mais acessível, mais bonito e com mais ferramentas para professores, colaboradores, acadêmicos e comunidade externa. É assim que o novo portal da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) estreia nesta segunda-feira. Com navegação intuitiva, a porta de entrada da Universidade na internet utilizará os meios digitais para expor seus serviços, produtos e negócios. Conforme o site Engeplus, a ferramenta de gestão de conteúdo também é nova, a IBM WebSphere Portal. Tudo isso para servir à estratégia principal da Unisul para o futuro: os processos de Educação Permanente.
“Em primeiro lugar, a ideia é que o portal traduza esse novo conceito da Universidade”, explica o pró-reitor de Pesquisa, Ensino e Extensão da Unisul, professor Mauri Luiz Heerdt. A Educação Permanente é um conceito que permite que o estudante estabeleça uma trajetória e um itinerário formativo, que desconstrói o modelo de formação tradicional e prioriza a busca de conteúdos.
Para o reitor da Unisul, professor Ailton Nazareno Soares, a Universidade inaugura uma ferramenta fundamental para o novo modelo de gestão. “Sem ela, a educação permanente e a reformulação dos projetos pedagógicos seriam inexequíveis. Agora passamos a ter mais visibilidade interna e externa”, afirma Soares. “É um portal inédito. Um dos poucos do mundo que associa tecnologia de grandeza voltada à Educação Permanente”, reforça o pró-reitor de Desenvolvimento e Inovação Institucional da Unisul, professor Valter Alves Schmitz Neto.
Segundo o gerente do Projeto Navegar – ao qual a realização do novo portal é vinculada -, professor Samarone Geraldi, os usuários vão encontrar um layout inovador. “Há novas funcionalidades que otimizam a experiência, em termos de acessibilidade, usabilidade e interatividade”. Com os novos recursos, o atendimento ao público externo também é aprimorado.
“O novo portal é mais flexível e trabalha com uma atualização frequente e com recursos de colaboração”, complementa a gerente do Programa Informatização dos Processos para a Educação Permanente, Tatiane dos Santos Leal. Ela também explica que essa é a primeira etapa dos trabalhos no portal. “Em 2013 vamos fazer mudanças focadas no Minha Unisul, e em 2014 e 2015, nos recursos de mídias sociais colaborativas para a construção de conteúdo”.