Educação

Educação ambiental sai da sala de aula e se transforma em projetos na Satc

Ideias discutidas durante as aulas são transformadas em ações durante a Fecitec

Eles são jovens, têm entre 12 e 13 anos, mas sabem muito bem o que é necessário para melhorar a qualidade de vida do planeta. Produzir menos lixo, reciclar mais, deixar o carro em casa e apostar em meios alternativos, como a bicicleta. “Temos que cuidar. Muitos acham que o meio ambiente vai melhorar sozinho, mas não. Cada um tem que fazer a sua parte”, afirma Breno Ferreira Fontana, 12 anos.

Breno e os colegas do ensino fundamental da Satc decidiram levar suas ideias para um dos principais eventos de ciências da escola, a Fecitec. A equipe de Breno, “Os customizadores”, ficou com o primeiro lugar na categoria Experiências. Eles trouxeram as informações e uma maquete sobre um barco que vai ajudar a diminuir o aquecimento global. “Quando ele navega, recolhe partículas de água do oceano e manda para atmosfera, formando mais nuvens e trazendo chuva”, explica o aluno.

A definição do tema começou em sala de aula. “Tivemos que pesquisar bastante sobre o assunto”, conta o colega Luis Eduardo Candiotto Tereza, 13 anos. O projeto do navio já existe no exterior e inspirou o grupo a discutir o tema. “Somos a nova geração, temos que cuidar”, ressalta Luis. 

A Feira de Ciências e Tecnologia – Fecitec, realizada no início de junho, reuniu 23 trabalhos produzidos pelos alunos. Do total, 12 tiveram como foco principal o meio ambiente. O resultado é comemorado por quem defende a prática ambiental todos os dias. “Isso demonstra que, mais do que estar inserida nos conteúdos, a educação ambiental é vivida pelos estudantes. Sentimos esse reflexo nos projetos, feiras e eventos da escola”, pondera o coordenador do Sistema de Gestão Integrada – SGI, Cletson Menegon.

Na categoria Inovação, os vencedores foram os alunos da equipe EletroQuímica, que criou um sistema inovador, que regula a densidade da luminosidade de uma lâmpada, de acordo com a claridade externa. Conforme o estudante Bruno Euzébio, um sistema semelhante existe, mas não da forma como foi projetado pelo grupo. “No nosso projeto, a proposta é fazer com que a lâmpada acenda de maneira gradativa, economizando energia”, afirma. A sugestão do grupo, que foi orientado pelo professor Michael de Bona, é usar a inovação em espaços públicos, como avenidas, ginásios ou campos de futebol.

Desde 2008, a Satc conta com a ISO 14001, norma que regulamenta as questões ambientais. Mas, os conteúdos disciplinares estimulam a discussão sobre os temas relevantes. “A sala de aula se tornou um espaço para a discussão de ideias inovadoras e atuais. Os professores procuram trazer esses temas e propor os debates. É a partir dessa conversa que surgem propostas para o desenvolvimento de projetos, como os que foram apresentados na Fecitec”, ressalta a coordenadora de ensino, Adriana Just Schmidt.  

Colaboração: Comunicação Satc

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