Educação

Acadêmicos de Engenharia de Produção do Unibave desenvolvem giroscópio humano

Os acadêmicos da 3ª fase do curso de Engenharia de Produção do Unibave trabalharam na concepção de um giroscópio humano, sob a orientação da professora de física Rosivete Coan e do soldador montador Vilcemar Nowask. O projeto é uma iniciativa pioneira em Santa Catarina. Com exceção deste produzido em Orleans, o giroscópio mais próximo se encontra no Museu da PUC, no Rio Grande do Sul.

No início de junho foi apresentado o projeto integrador do curso de Engenharia de Produção com o objetivo de que os alunos aplicassem de forma prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Todas as fases executaram seus projetos. O trabalho realizado pelos alunos da 3ª fase retrata experiências de física e a realização de todas as etapas de produção de um produto.

O giroscópio consiste em três anéis metálicos concêntricos e seis rolamentos, sendo dois fixos sobre a base. Conforme a acadêmica Carolina Bittencourt, a pessoa é devidamente fixada no interior do anel menor através de um cinto de segurança e fivelas. “Pode então girar em todos os sentidos, desde que treine para obter tal movimento com seu próprio peso”, explicou.

Os visitantes são auxiliados por monitores que ajudam empurrando o anel externo. “É uma experiência única de sentir o mundo rodando”, completou. O giroscópio está localizado no centro tecnológico do Unibave. A instituição está aberta a visitações para as escolas que desejarem levar os alunos. Caso haja interesse, deve ser realizado o agendamento com antecedência.

O projeto, por possuir um custo elevado de fabricação, contou com o apoio dos patrocinadores: Liplast Ind. Comercio de Plásticos, Rickson Confecções, Aço Sul, Auto Posto Orleans, Dorigon Materiais de Construção, Lanchonete Clube 12, Hot Dog do Adilson, Imagem Radical, Esaf Ibrap, Contra Fogo, Rei dos Brindes, AASC, Auto Escola Colina, Biancato Auto Som, De Faveri Contadores, BCL empreendimentos, Mecânica Teles e Foto Debiasi.

Acadêmicos

Participaram da execução do projeto os acadêmicos André Acacio, Carolina Bittencourt, Cleber Zomer, Daiane Perdona, Danilo Carara, Franciele Zomer Croceta, Gabriel Dalponte Cardoso, Julio Cesar Marcon, Maiara Mazon Betta, Matheus Geraldi, Michel Silveira Pacheco, Nathalia Matushaki, Sarita Teles Dos Santos, Tayná de Lima e Willian Camilo.

[soliloquy id=”131692″]