O trabalho de conscientização da erradicação do trabalho infantil vem sendo realizado de uma maneira expressiva em Içara nos últimos tempos e na sexta-feira, dia 12, quando se comemorou o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, mais uma ação enfatizou a importância do assunto. A administração municipal juntamente com a Secretaria de Assistência Social, Habitação Trabalho e Renda e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), organizou uma sensibilização sobre o assunto na SC 445, em Içara.
Segundo a secretária de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, Lúcia Zanolli Pizetti, o objetivo da ação foi conscientizar a sociedade e quebrar também as barreiras culturais. “Queremos desta forma, ajudar esta questão tão delicada das crianças e adolescentes, fazendo com que eles consigam ter uma nova visão de mundo e a educação seja prioridade”, pontuou a secretária. Ainda segundo ela, a expectativa é diminuir e até zerar o número de mão de obra infantil no município.
Atualmente existem diversos trabalhos que podem ser realizados para evitar o problema. A coordenadora do Peti, Rita de Cássia Jaques, coloca que este é um momento onde não se deve medir esforço. “É necessário garantir o direito da criança e do adolescente, que deve ter por principal meta o estudo. Hoje existem diversos meios legais para fortalecer os direitos e dar também a chance de sonhar para eles”, frisou Rita.
Estiveram presentes também o prefeito e vice da cidade. “É nossa luta garantir o bem estar das crianças e dos adolescentes, conseguindo uma boa qualidade de vida”, colocou o prefeito Murialdo Canto Gastaldon. Já o vice, Sandro Giassi Serafin, apontou a importância da ação. “Um momento como este leva as pessoas a sensibilização, em repensar certas situações e ver, que hoje a educação deve ser prioridade para os mais novos”, finalizou Serafin.